Escola e memória
uma experiência sobre a cultura no cotidiano escolar
Palavras-chave:
Memória; Patrimônio cultural; EscolaResumo
O presente estudo pretende investigar a relação do Centro Educacional de Barra do Choça com a cidade de Barra do Choça. O embasamento teórico apoia-se nas contribuições de Pierre Nora (1993) sobre os lugares de memória buscando construir um estudo sobre a referida escola, apresentando a sua relação com a cidade a partir da memória de sujeitos que frequentaram esse espaço. Desta forma, identificamos que os fragmentos da memória evocam lembranças em um esforço de referência ao passado (CARVALHO, 2011). Para isso, foram enviados pelo WhatsApp questionários para pessoas que moram na cidade. Constatamos a carência de promover mais atividades culturais desenvolvidas no próprio cotidiano da escola, as quais contribuem para a formação do educando.
Referências
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO.BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, Brasília: 2020.
BRASIL.DECRETO Nº 3551/2000.Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d3551.htm
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70,1997.
CANCLINI, Néstor Garcia. O Patrimônio Cultural e a Construção Imaginária do Nacional. In.IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Revista do Patrimônio. Nº23-Cidade.1994.
Disponível em:http://portal.iphan.gov.br/publicacoes/lista?categoria=23&busca=&pagina=2
CARVALHO, Evandro Luiz de. Os alunos do Colégio Estadual Souza Aguiar e a apropriação do patrimônio cultural da Lapa: um estudo de caso. Dissertação (Mestrado Profissional em Bens Culturais e Projetos Sociais) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2011.
FREITAS, Paes Edivan.CASSANIMartinsJuliana. Cultura no Contexto Escolar. DigitalEditora.2020.
Disponível em:
https://digitaleditora.com.br/uploads/arquivos/8df2181b2efc9a64b9a809adde01d3a503042021111109.pdf
HORTA, M. de Lourdes Parreiras et al. Guia básico de educação patrimonial. Brasília: IPHAN, Museu Imperial, 1999.INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA.IBGE
Acesso em 02/11/2021.
Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/ba/barra-do-choca.html
LE GOFF. Jacques,1924. Por amor às cidades: conversações com Jean Lebrun; tradução Reginaldo Carmello Corrêa de Moraes. São Paulo: Fundação Editora da UNESP,1998-(Prismas).
MATTOS, Sérgio. O resgate da memória no contexto cultural. In. RENATO Pitombo Cidreira (org). Memória e Sensibilidade na Cultura Contemporânea. Cachoeira: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, 2020.192p.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, n.10,dez,p7-28.1993.
NOVAIS, Idelma Aparecida Ferreira; OLIVEIRA, Jacson Tavares de; GOMES, Ricardo Amorim. Barra do Choça: povoamento, emancipação política e contexto atual. Vitória da Conquista: Gráfica log, 2012
SANTOS, Milton; SILVEIRA, Maria Laura e SOUZA, Maria Adélia (orgs.) Território – Globalização e Fragmentação. São Paulo, Hucitec/Anpur, 1994
TEIXEIRA, Elizabeth. As três metodologias: acadêmicas, da ciência e da pesquisa.6.ed.- Petropóles, RJ: Vozes,2009
VELHO, Gilberto. O desafio da cidade: novas perspectivas da antropologia brasileira. [coordenação de] Gilberto Velho-Rio de Janeiro:Campus,1980.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Caliandra
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
A Revista Caliandra utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.