Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Os URLs para as referências foram fornecidos onde disponível, .
  • O texto está digitado em fonte Time New Roman 12, justificado, espaço 1.5, entre 3 a 5 páginas (exceto poemas); emprega itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL); com figuras e tabelas inseridas no corpo do texto, e não em seu final.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.
  • Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
  • A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares.
  • As citações abreviadas no corpo do texto e em notas de rodapé (autor, ano da publicação e, quando for o caso, página) estão completas nas referências ao final do texto, segundo as normas da ABNT.

Diretrizes para Autores

A revista Caliandra está permanentemente aberta a submissões. Ela não cobra taxa de editoração (article processing charges - APC) ou taxa de submissão de artigos.

A Caliandra - Revista de História da ANPUH GO pretende ser um espaço amplo de discussão acadêmica de temas históricos. Tem como objetivo a publicação de produções originais resultantes de pesquisa científica e outros tipos de textos como:

  • Artigos: resultados de pesquisa empírica ou conceitual. 
  • Resenha: revisão crítica de livros publicados nos últimos três anos.
  • Tradução: artigos e capítulos de livros. Não há restrições quanto ao idioma do texto de partida. As traduções devem ser acompanhadas com a autorização por escrito do(s) autor(es) ou da(s) entidade(s) detentora(s) de seus direitos para publicação na revista Caliandra.
  • Divulgação científica: textos em formato acessível ao grande público que visem divulgar pesquisas históricas publicadas há no máximo doze meses.
  • Histórias de escola: narrativas acerca de experiências em escolas pela perspectiva da educação histórica. 
  • Acervos e Fontes: textos de apresentação de acervos e fontes históricos.
  • Demandas do dia:  temas contemporâneos (políticos, artísticos e etc) a partir da perspectiva teórico-metodológica da História. 
  • Entrevistas: entrevistas que tratam sobre Histórias de vida (como linha da história oral e com as problematizações históricas) e vidas com a História (traz a camada do fazer acadêmico, da história como ofício, para o caso de entrevistas com historiadores).
  • Poemas: criações artísticas e emoções humanas no tempo/espaço.
  • Espaço dos GT’s: publicações de trabalhos desenvolvidos pelos Grupos de Trabalho da ANPUH GO, seja na esfera regional ou nacional, individualmente ou em parceria com outros grupos. 

As seções "artigos", "divulgação científica", "Hist´órias de escolas", "Acervos e fontes" e "Demandas do dia" devem conter entre 10 a 25 páginas.

O periódico publica textos em português, inglês, espanhol e francês. 

Quem pode Submeter

A Caliandra exige que o (a) proponente seja no mínimo graduando em História. 

DIRETRIZES PARA AUTORES PARA PREPARAÇÃO DOS MANUSCRITOS

1 - TÍTULO

O título do artigo deve ser enviado nos idiomas português, inglês e espanhol. 

2 - RESUMO

O resumo é a apresentação concisa dos pontos relevantes do artigo, devendo ser fornecido tanto para artigos da seção livre quanto para os da seção temática. Deve conter até 640 caracteres com espaço. Deve também seguir a norma da ABNT 6028 (um único parágrafo indicando o objetivo, o método, os resultados e a principal conclusão do documento). [até 250 palavras].

O resumo deve ser enviado nos dois idiomas: portuguêsinglês. As traduções devem ser fieis ao resumo enviado no idioma original do artigo.

3 - PALAVRAS-CHAVE

Deverão ser indicadas de três a seis palavras-chave (normas ABNT) no momento da submissão do artigo. As palavras-chave devem ser enviadas nos dois idiomas: português, inglês.

4 - FORMATAÇÃO DO TEXTO

O manuscrito deve ser digitado em Word 1997-2007 (*.doc ou *.docx), com espaço 1,5, utilizando-se fonte de letra Times New Roman, tamanho 12.

O manuscrito não pode conter a identificação de nenhum dos autores. Tais informações devem ser enviadas somente durante a submissão e pelo sistema (nome completo do(s) autor(es), filiação institucional - nome compleeto da instituição, cidade, estado, país, e-mail).

O manuscrito deve ter título, resumo, texto e referências bibliográficas, além de incluir todos os elementos gráficos no corpo do texto.

  • Citações: as transcrições no texto de até três linhas devem estar encerradas entre aspas duplas. As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação. As transcrições com mais de três linhas devem aparecer destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com tamanho de letra 11. Os indicadores de supressão de parte da transcrição e os acréscimos devem ser colocados entre colchetes. Utiliza-se o sistema autor-data-número da página entre parênteses para a identificação da fonte de citação (ANBT NBR 10520).
  • Se for o caso, indicar “grifos no original”, “grifo nosso”, ou equivalentes.
  • Citações de textos em língua estrangeira devem apresentar-se traduzidas para língua portuguesa (ou espanhola, caso o artigo esteja em espanhol), e não é necessário que estejam acompanhadas do original. Não obstante, deve seguir à tradução a indicação “tradução nossa”, ou equivalente. Citações de traduções devem trazer o nome do tradutor, quando houver, nas referências bibliográficas.
  • Notas explicativas: são utilizadas para comentários, esclarecimentos ou explanações que não possam ser incluídas no texto. Devem ser mantidas no mínimo e inseridas como notas de rodapé, em algarismos arábicos, com numeração única e consecutiva para todo o artigo (ABNT NBR 10520).
  • Elementos complementares: tabelas, gráficos, figuras, mapas e quadros devem ser apresentados no texto, no local aproximado que deverão aparecer na publicação final, com numeração consecutiva e independente, em algarismos arábicos, cada qual identificado na parte superior pelo termo TABELA, QUADRO, GRÁFICO, MAPA ou FIGURA, seguido do seu número de ordem. As tabelas e quadros, de preferência, devem estar no formato de objeto e não como figuras no texto. A publicação não é colorida. Assim, elementos em cores serão transformados em tons de cinza. Aconselha-se que os originais já venham em tons de cinza quando possível.
  • Por razões editoriais, aconselha-se evitar redação de trechos em estilo itálico no corpo do texto.
  • Referências: os elementos essenciais são autor(es), título, subtítulo (se houver), edição, local, editora, data de publicação, páginas e volumes (se houver) (ABNT NBR 6023).
    • Ao longo do artigo, as referências devem aparecer com indicação do sobrenome do autor, data de publicação e número da(s) página(s) consultada(s). Havendo mais de um trabalho do mesmo autor no mesmo ano, utilizar a, b, c imediatamente após a data. Exemplo: (OLIVEIRA, 2007a, p. 52).
    • Ao final do artigo as obras devem ser relacionadas em ordem alfabética pelo sobrenome (em caixa alta) do primeiro autor citado. A organização das referências deve obedecer às normas da ABNT, conforme o modelo a seguir.

Livro

SOBRENOME, inicial do prenome do(s) autor(es). Título: subtítulo. Número da edição. Local: Editora, ano de publicação.

Ex.: IANNI, O. A luta pela terra: história social da terra e da luta pela terra numa área da Amazônia. Petrópolis: Vozes, 1978.

Capítulo de livro

SOBRENOME, inicial do prenome do(s) autor(es). Título do capítulo. In: SOBRENOME, inicial do prenome do(s) autor(es) ou organizador(es) do livro. Título: subtítulo. Local: Editora, ano de publicação, páginas inicial e final do capítulo referenciado.

Ex.: BAENINGER, R. Migrações internas no Brasil século XXI: evidências empíricas e desafios conceituais. In: CUNHA, J. M. P. (Org.). Mobilidade espacial da população: desafios teóricos e metodológicos para o seu estudo. Campinas: Núcleo de Estudos de População-Nepo/Unicamp, 2011, p. 71-93.

Artigo de periódico

SOBRENOME, inicial do prenome do(s) autor(es). Título do artigo: subtítulo. Título do periódico, número do volume, fascículo, páginas inicial-final do artigo referenciado, data da publicação.

Ex.: MENDES, S. C. Louise Michel e a Comuna de Paris (1871) - doi: 10.5216/hr.v16i2.18151. História Revista[S. l.], v. 16, n. 2, p. 69–90, 2012. DOI: 10.5216/hr.v16i2.18151. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/historia/article/view/18151. Acesso em: 18 set. 2021.

Tese, dissertação e outros trabalhos acadêmicos

SOBRENOME, inicial do prenome do autor. Título da tese. Tipo de documento (tese, dissertação, trabalho de conclusão de curso, etc.), vinculação acadêmica, local e data.

Ex.: KARNAL, L. Formas de representação religiosa no Brasil e no México do século XVI. Tese (doutorado), Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, São Paulo, 1994.

Documentos em meio eletrônico

Obras de qualquer natureza consultadas on-line devem necessariamente apresentar as informações sobre o endereço eletrônico, precedido da expressão “Disponível em:”, e a data do acesso ao documento, precedida da expressão “Acesso em:”.

Ex.: ONU – Organização das Nações Unidas. Inequality Matters: Report on the World Social Situation 2013. Department of Economic and Social Affairs. Nova York: Organização das Nações Unidas, 2013. Disponível em: http://www.un.org/esa/socdev/documents/reports/InequalityMatters.pdf. Acesso em: 17 set. 2015.

Atenção: A Caliandra não se responsabiliza pelas referências bibliográficas fornecidas pelos autores.

Observação

  1. Os artigos devem ser encaminhados completos e definitivamente revistos. As provas serão revisadas pelos editores com base no texto recebido, cabendo aos autores a responsabilidade pelo original enviado

5 - CADASTRO NO ORCID

  • 5.1 Como forma de padronização de autoria, o Comitê Editorial da revista Caliandra tornou obrigatória a inclusão do iD do ORCID no ato da  submissão. Após a primeira análise, antes de encaminharmos para avaliação, os manuscritos que não tiverem no sistema o ORCID informado, serão notificados para a inclusão do registro do identificador, e deve conter no ato do registro, informações da formação acadêmica e o vínculo empregatício (emprego, caso tenha).
  • 5.2 O identificador ORCID pode ser obtido gratuitamente no endereço: https://orcid.org/register
  • 5.3 Você deve aceitar os padrões para apresentação de iD ORCID, e incluir a URL completa, acompanhada da expressão "https://", no seu cadastro, logo após o e-mail (por exemplo: https://orcid.org/0000-0002-1825-0097). É obrigatório o registro ORCID de todos os autores.

Política para Dossiês

Caliandra publica, com alguma regularidade, a seção Dossiê, na qual se colocam em evidência artigos que guardam unidade temática. Seu propósito principal é fomentar a discussão acadêmica de excelência em um campo específico do conhecimento histórico, sendo resguardada a pluralidade de posições. Os dossiês, em nosso periódico, devem ser propostos espontaneamente ao Editor. O Comitê Editorial delibera sobre a pertinência ou não da proposta encaminhada. Todos os manuscritos submetidos para o referido número seguem as normas comuns às outras seções: submissões online pelo sistema da revista e avaliação cega (blind review) por, pelo menos, dois pareceristas ad hoc designados pelo Editor. A Caliandra não faz convites e não publica Anais de eventos. Esta é a única seção para a qual há um período de tempo previamente fixado para submissões, divulgado no Call for Papers. Reservam-se, pelo menos, quatro meses, entre a divulgação da Chamada e o deadline para submissões.

Artigos

Política padrão de seção

Espaço dos GT's

Publicações de trabalhos desenvolvidos pelos Grupos de Trabalho da ANPUH GO, seja na esfera regional ou nacional, individualmente ou em parceria com outros grupos. 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.