Escola e memória

uma experiência sobre a cultura no cotidiano escolar

Autores

Palavras-chave:

Memória; Patrimônio cultural; Escola

Resumo

O presente estudo pretende investigar a relação do Centro Educacional de Barra do Choça com a cidade de Barra do Choça. O embasamento teórico apoia-se nas contribuições de Pierre Nora (1993) sobre os lugares de memória buscando construir um estudo sobre a referida escola, apresentando a sua relação com a cidade a partir da memória de sujeitos que frequentaram esse espaço. Desta forma, identificamos que os fragmentos da memória evocam lembranças em um esforço de referência ao passado (CARVALHO, 2011). Para isso, foram enviados pelo WhatsApp questionários para pessoas que moram na cidade. Constatamos a carência de promover mais atividades culturais desenvolvidas no próprio cotidiano da escola, as quais contribuem para a formação do educando.

Biografia do Autor

Andressa Lima, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB

Mestranda no curso de Pós-Graduação em Ensino pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB.

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Publicado

2023-08-08

Como Citar

Lima, A. . (2023). Escola e memória: uma experiência sobre a cultura no cotidiano escolar. Revista Caliandra, 2(2), 113–128. Recuperado de https://anpuhgoias.com.br/revista/index.php/caliandra/article/view/32