Gênero, ensino de história e historiografia
debates contemporâneos
Mots-clés :
ensino de história; currículo; gênero.Résumé
O presente artigo objetiva apresentar um debate sobre a perspectiva de gênero no ensino de história, a partir da história cultural. Dessa forma, foi dividido em três tópicos com o intuito de procurar compreender a expansão dos estudos de gênero na disciplina história, apresentando discussões no âmbito educacional. Conceitos como cultura histórica, consciência histórica e memória são apresentados como questões relevantes para o ensino de história, a partir de autores como Jörn Rüsen e Joel Candau. Debates sobre currículo, compreendido enquanto prática e teoria, também são apresentados. O trabalho conclui que, apesar da sua relevância, o campo de estudos de gênero ainda é incipiente no ensino de história.
Références
ANTAS, Raquel Costa. Perspectiva de Gênero na Escola: Vivências a Partir de Uma Política Pública do Estado de Pernambuco. 2018. 146 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade de Pernambuco, Nazaré da Mata, 2018. Disponível em: https://w2files.solucaoatrio.net.br/atrio/upe-ppge_upl/THESIS/65/dissertao_raquel_costa_antas__pdf_20181127154243665.pdf. Acesso em: 30 nov. 2022.
BARROS, José D’Assunção. Teoria da História. 1. Princípios e conceitos fundamentais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
BORBA, Andressa da Silva; SILVA, Bibiana Harrote Pereira da; TEDESCO, Caio. Gênero e ensino de história: Reflexões sobre práticas de iniciação à docência no PIBID/História (UFRGS). Revista do Lhiste, Porto Alegre, num.4, vol.3, jul/dez, 2016. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/revistadolhiste/article/view/82576/51675. Acesso em: 30 nov. 2022.
BORTOLINI, Alexandre. Diversidade Sexual e de Gênero na Escola. Revista Espaço Acadêmico, nº 123, Maringá, 2011. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/13953/7591. Acesso em: 30 nov. 2022.
BOURDIEU, Sobre o poder simbólico. In: BOURDIEU, Pierre et al. O poder simbólico. 1989.
_______. A Dominação Masculina. Tradução: Maria Helena Kühner – 4ª ed. – Rio de Janeiro: BestBolso, 2017.
BURKE, Peter. O que é história cultural?. Tradução: Sérgio Goes de Paula – Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005.
BUTLER, Judith. Corpos que Pesam: Sobre os Limites Discursivos do “Sexo”. In: LOURO, Guacira Lopes. O Corpo Educado: Pedagogias da Sexualidade. Tradução dos artigos de Tomaz Tadeu da Silva. 3. Ed.; 2. Reimp. Belo Horizonte: Autêntica editora, 2016, p. 153-172
CANDAU, O jogo social da memória e da identidade (1). In CANDAU, Joël. Memória e identidade; tradução Maria Letícia Ferreira. São Paulo, SP: Contexto, 2011.
CARREIRA, Denise et al. Gênero e Educação: Fortalecendo uma Agenda para as Políticas Educacionais, São Paulo: Ação Educativa, Cladem, Ecos, Geledés, Fundação Carlos Chagas, 2016.
CHARTIER, Roger. O mundo como representação. Estudos avançados, v. 5, n. 11, p. 173-191, 1991.
COSTARD, Larissa. Gênero, currículo e pedagogia decolonial: anotações para pensarmos as mulheres no ensino de História. Fronteiras & Debates, Macapá, v. 4, n. 1, jan./jun. 2017. Disponível em: https://periodicos.unifap.br/index.php/fronteiras/article/view/3635. Acesso em: 30 nov. 2022.
CUBAS, Caroline Jaques. Gênero e Ensino de história: demandas de um tempo presente. In: CRESCÊNCIO, Cintia Lima; SILVA, Janine Gomes da; BRISTOT, Lidia Schneider [org.]. Histórias de gênero, 1.ed. – São Paulo: Verona, 2017.
FELIPE, Jane. Gênero, sexualidade e a produção de pesquisas no campo da educação: possibilidades, limites e a formulação de políticas públicas. ProPosições, v. 18, n. 2 (53) - maio/ago. 2007. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643546. Acesso em: 30 nov. 2022.
FONSECA, Thais Nivia de Lima e. História & ensino de História. 4ª ed.; 2. reimp. –Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.
RÜSEN, Jörn. Teoria da História: uma teoria da história como ciência. Tradução: Estevão C. de Rezende Martins, Curitiba: Editora UFPR, 2015.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, Sexualidade e Educação: Uma Perspectiva Pós-estruturalista, 16 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
______. Pedagogias da Sexualidade. In: LOURO, Guacira Lopes. O Corpo Educado: Pedagogias da Sexualidade. Tradução dos artigos de Tomaz Tadeu da Silva. 3. Ed.; 2. Reimp. Belo Horizonte: Autêntica editora, 2016, p. 09-34.
OLIVEIRA, Nucia Alexandra Silva de. Ensino de história e questões de gênero: observações a partir do Projeto “Os Jovens e a História”. Revista História Hoje, v. 6, nº 12, p. 231-249, 2017. Disponível em: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/383. Acesso em: 30 nov. 2022.
PEDRO, Joana Maria. Traduzindo o debate: o uso da categoria gênero na pesquisa histórica. HISTÓRIA, SÃO PAULO, v.24, N.1, 2005, p.77-98. Disponível em: https://www.scielo.br/j/his/a/fhHv5BQ6tvXs9X4P3fR4rtr/abstract/?lang=pt. Acesso em: 30 nov. 2022.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. História & história cultural. 2ª Edição. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
RIBEIRO, Allan Alves da Mata; SILVA, Adriana Maria Paulo da. Relações de gênero no livro didático de História: a disputa entre a norma e os costumes em 2007 e 2015. Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 12, n. 30, e0205, maio/ago. 2020. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180312302020e0205. Acesso em: 30 nov. 2022.
SANTOS, Maria do Carmo Gonçalo. As Contribuições do Currículo da Formação Para a Prática Pedagógica Docente com Gênero e Sexualidade na Educação Básica. 2016. 401 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18263. Acesso em: 30 nov. 2022.
SCOTT, Joan. Gênero: Uma Categoria Útil de Análise Histórica. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 20, n. 2, jul. / dez., 1995. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/71721. Acesso em: 30 nov. 2022.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: Uma Introdução às Teorias do Currículo, 3. Ed.; 7. Reimp., Belo Horizonte: Autentica Editora, 2015.
UNBEHAUM, Sandra G. As Questões de Gênero na Formação Inicial de Docentes: Tensões no Campo da Educação. 2014. 250 f. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) – Programa de Pós-graduação Educação/Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9805. Acesso em: 30 nov. 2022.
VIANNA, Claudia Pereira. Gênero, Sexualidade e Políticas Públicas de Educação: Um Diálogo com a Produção Acadêmica. Pró-Posições, vol.23, nº.2, Campinas, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/rW3yDdWmBRDBH89DvFTRbxG/?lang=pt. Acesso em: 30 nov. 2022.
______.; UNBEHAUM Sandra. Gênero na Educação Básica: Quem se Importa? Uma Análise de Documentos de Políticas Públicas no Brasil. Educação e Sociedade, vol. 27 nº 95, Campinas, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/tvM8tSBBsjzPkkZJyLcK4DS/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 30 nov. 2022.
______.; UNBEHAUM, Sandra. O gênero nas políticas públicas de educação no Brasil: 1988-2002. Cadernos de Pesquisa, jan. / abr. 2004, vol.34, no.121, p. 77-104. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/KT99NbZ5MFVHHmSm4kwRVGN/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 30 nov. 2022.
ZARBATO, Jaqueline Aparecida Martins. As estratégias do uso do Gênero no ensino de História: narrativa histórica e formação de professoras. Revista Trilhas da História. Três Lagoas, v.4, nº8 jan-jun, 2015.p.49-65. Disponível em: https://trilhasdahistoria.ufms.br/index.php/RevTH/article/view/694. Acesso em: 30 nov. 2022.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Caliandra 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
A Revista Caliandra utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.