Gênero, ensino de história e historiografia

debates contemporâneos

Auteurs

Mots-clés :

ensino de história; currículo; gênero.

Résumé

O presente artigo objetiva apresentar um debate sobre a perspectiva de gênero no ensino de história, a partir da história cultural. Dessa forma, foi dividido em três tópicos com o intuito de procurar compreender a expansão dos estudos de gênero na disciplina história, apresentando discussões no âmbito educacional. Conceitos como cultura histórica, consciência histórica e memória são apresentados como questões relevantes para o ensino de história, a partir de autores como Jörn Rüsen e Joel Candau. Debates sobre currículo, compreendido enquanto prática e teoria, também são apresentados. O trabalho conclui que, apesar da sua relevância, o campo de estudos de gênero ainda é incipiente no ensino de história.

Biographie de l'auteur

Raquel Costa Antas, IFPE / UFRPE

Doutoranda em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Mestra em Educação pela Universidade de Pernambuco (UPE), Especialista em História do Nordeste do Brasil pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Licenciada em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Técnica em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE).

Références

ANTAS, Raquel Costa. Perspectiva de Gênero na Escola: Vivências a Partir de Uma Política Pública do Estado de Pernambuco. 2018. 146 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade de Pernambuco, Nazaré da Mata, 2018. Disponível em: https://w2files.solucaoatrio.net.br/atrio/upe-ppge_upl/THESIS/65/dissertao_raquel_costa_antas__pdf_20181127154243665.pdf. Acesso em: 30 nov. 2022.

BARROS, José D’Assunção. Teoria da História. 1. Princípios e conceitos fundamentais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

BORBA, Andressa da Silva; SILVA, Bibiana Harrote Pereira da; TEDESCO, Caio. Gênero e ensino de história: Reflexões sobre práticas de iniciação à docência no PIBID/História (UFRGS). Revista do Lhiste, Porto Alegre, num.4, vol.3, jul/dez, 2016. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/revistadolhiste/article/view/82576/51675. Acesso em: 30 nov. 2022.

BORTOLINI, Alexandre. Diversidade Sexual e de Gênero na Escola. Revista Espaço Acadêmico, nº 123, Maringá, 2011. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/13953/7591. Acesso em: 30 nov. 2022.

BOURDIEU, Sobre o poder simbólico. In: BOURDIEU, Pierre et al. O poder simbólico. 1989.

_______. A Dominação Masculina. Tradução: Maria Helena Kühner – 4ª ed. – Rio de Janeiro: BestBolso, 2017.

BURKE, Peter. O que é história cultural?. Tradução: Sérgio Goes de Paula – Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005.

BUTLER, Judith. Corpos que Pesam: Sobre os Limites Discursivos do “Sexo”. In: LOURO, Guacira Lopes. O Corpo Educado: Pedagogias da Sexualidade. Tradução dos artigos de Tomaz Tadeu da Silva. 3. Ed.; 2. Reimp. Belo Horizonte: Autêntica editora, 2016, p. 153-172

CANDAU, O jogo social da memória e da identidade (1). In CANDAU, Joël. Memória e identidade; tradução Maria Letícia Ferreira. São Paulo, SP: Contexto, 2011.

CARREIRA, Denise et al. Gênero e Educação: Fortalecendo uma Agenda para as Políticas Educacionais, São Paulo: Ação Educativa, Cladem, Ecos, Geledés, Fundação Carlos Chagas, 2016.

CHARTIER, Roger. O mundo como representação. Estudos avançados, v. 5, n. 11, p. 173-191, 1991.

COSTARD, Larissa. Gênero, currículo e pedagogia decolonial: anotações para pensarmos as mulheres no ensino de História. Fronteiras & Debates, Macapá, v. 4, n. 1, jan./jun. 2017. Disponível em: https://periodicos.unifap.br/index.php/fronteiras/article/view/3635. Acesso em: 30 nov. 2022.

CUBAS, Caroline Jaques. Gênero e Ensino de história: demandas de um tempo presente. In: CRESCÊNCIO, Cintia Lima; SILVA, Janine Gomes da; BRISTOT, Lidia Schneider [org.]. Histórias de gênero, 1.ed. – São Paulo: Verona, 2017.

FELIPE, Jane. Gênero, sexualidade e a produção de pesquisas no campo da educação: possibilidades, limites e a formulação de políticas públicas. ProPosições, v. 18, n. 2 (53) - maio/ago. 2007. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643546. Acesso em: 30 nov. 2022.

FONSECA, Thais Nivia de Lima e. História & ensino de História. 4ª ed.; 2. reimp. –Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.

RÜSEN, Jörn. Teoria da História: uma teoria da história como ciência. Tradução: Estevão C. de Rezende Martins, Curitiba: Editora UFPR, 2015.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, Sexualidade e Educação: Uma Perspectiva Pós-estruturalista, 16 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

______. Pedagogias da Sexualidade. In: LOURO, Guacira Lopes. O Corpo Educado: Pedagogias da Sexualidade. Tradução dos artigos de Tomaz Tadeu da Silva. 3. Ed.; 2. Reimp. Belo Horizonte: Autêntica editora, 2016, p. 09-34.

OLIVEIRA, Nucia Alexandra Silva de. Ensino de história e questões de gênero: observações a partir do Projeto “Os Jovens e a História”. Revista História Hoje, v. 6, nº 12, p. 231-249, 2017. Disponível em: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/383. Acesso em: 30 nov. 2022.

PEDRO, Joana Maria. Traduzindo o debate: o uso da categoria gênero na pesquisa histórica. HISTÓRIA, SÃO PAULO, v.24, N.1, 2005, p.77-98. Disponível em: https://www.scielo.br/j/his/a/fhHv5BQ6tvXs9X4P3fR4rtr/abstract/?lang=pt. Acesso em: 30 nov. 2022.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. História & história cultural. 2ª Edição. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

RIBEIRO, Allan Alves da Mata; SILVA, Adriana Maria Paulo da. Relações de gênero no livro didático de História: a disputa entre a norma e os costumes em 2007 e 2015. Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 12, n. 30, e0205, maio/ago. 2020. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180312302020e0205. Acesso em: 30 nov. 2022.

SANTOS, Maria do Carmo Gonçalo. As Contribuições do Currículo da Formação Para a Prática Pedagógica Docente com Gênero e Sexualidade na Educação Básica. 2016. 401 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18263. Acesso em: 30 nov. 2022.

SCOTT, Joan. Gênero: Uma Categoria Útil de Análise Histórica. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 20, n. 2, jul. / dez., 1995. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/71721. Acesso em: 30 nov. 2022.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: Uma Introdução às Teorias do Currículo, 3. Ed.; 7. Reimp., Belo Horizonte: Autentica Editora, 2015.

UNBEHAUM, Sandra G. As Questões de Gênero na Formação Inicial de Docentes: Tensões no Campo da Educação. 2014. 250 f. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) – Programa de Pós-graduação Educação/Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9805. Acesso em: 30 nov. 2022.

VIANNA, Claudia Pereira. Gênero, Sexualidade e Políticas Públicas de Educação: Um Diálogo com a Produção Acadêmica. Pró-Posições, vol.23, nº.2, Campinas, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/rW3yDdWmBRDBH89DvFTRbxG/?lang=pt. Acesso em: 30 nov. 2022.

______.; UNBEHAUM Sandra. Gênero na Educação Básica: Quem se Importa? Uma Análise de Documentos de Políticas Públicas no Brasil. Educação e Sociedade, vol. 27 nº 95, Campinas, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/tvM8tSBBsjzPkkZJyLcK4DS/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 30 nov. 2022.

______.; UNBEHAUM, Sandra. O gênero nas políticas públicas de educação no Brasil: 1988-2002. Cadernos de Pesquisa, jan. / abr. 2004, vol.34, no.121, p. 77-104. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/KT99NbZ5MFVHHmSm4kwRVGN/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 30 nov. 2022.

ZARBATO, Jaqueline Aparecida Martins. As estratégias do uso do Gênero no ensino de História: narrativa histórica e formação de professoras. Revista Trilhas da História. Três Lagoas, v.4, nº8 jan-jun, 2015.p.49-65. Disponível em: https://trilhasdahistoria.ufms.br/index.php/RevTH/article/view/694. Acesso em: 30 nov. 2022.

Téléchargements

Publiée

2023-08-08

Comment citer

Costa Antas, R. (2023). Gênero, ensino de história e historiografia: debates contemporâneos. Revista Caliandra, 2(2), 96–112. Consulté à l’adresse https://anpuhgoias.com.br/revista/index.php/caliandra/article/view/42