Gênero, ensino de história e historiografia

debates contemporâneos

Autores

Palavras-chave:

ensino de história; currículo; gênero.

Resumo

O presente artigo objetiva apresentar um debate sobre a perspectiva de gênero no ensino de história, a partir da história cultural. Dessa forma, foi dividido em três tópicos com o intuito de procurar compreender a expansão dos estudos de gênero na disciplina história, apresentando discussões no âmbito educacional. Conceitos como cultura histórica, consciência histórica e memória são apresentados como questões relevantes para o ensino de história, a partir de autores como Jörn Rüsen e Joel Candau. Debates sobre currículo, compreendido enquanto prática e teoria, também são apresentados. O trabalho conclui que, apesar da sua relevância, o campo de estudos de gênero ainda é incipiente no ensino de história.

Biografia do Autor

Raquel Costa Antas, IFPE / UFRPE

Doutoranda em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Mestra em Educação pela Universidade de Pernambuco (UPE), Especialista em História do Nordeste do Brasil pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Licenciada em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Técnica em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE).

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Publicado

2023-08-08

Como Citar

Costa Antas, R. (2023). Gênero, ensino de história e historiografia: debates contemporâneos. Revista Caliandra, 2(2), 96–112. Recuperado de https://anpuhgoias.com.br/revista/index.php/caliandra/article/view/42