“Quebrando” a cabeça
proposta para o ensino de história indígena na rede básica
Palavras-chave:
Alunos. Aprendizagem. Ensino. História. Jogos.Resumo
O artigo apresenta um projeto desenvolvido na rede básica de ensino do Rio de Janeiro, sob a temática da História Indígena. Tomando como base inicial a discussão do termo “índio”, calcado no período colonial e discutido a partir da variedade de grupos indígenas demonstrada por Jecupé (2020), a tarefa propôs a confecção de um jogo de quebra-cabeça, pelos alunos, cujo tema foi povos originários. Intencionando a averiguação da aprendizagem histórica dos educandos, partindo da desconstrução de um estereótipo do indígena que fora sedimentado pelo colonialismo europeu (OLIVEIRA; OLIVEIRA, 2019), o jogo foi apresentado na culminância de História
Referências
BITTENCOURT, Circe. Método de Ensino. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de (Orgs.). Dicionário de Ensino de História. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2019, p. 162-167.
BONETE, W. J.; FREITAS, R. R. Cultura Histórica, consciência histórica e identidade: contribuições conceituais para investigações sobre formação histórica docente. Revista Labirinto, v. 22, p.156-176, 2015. ISSN: 1519-6674. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/issue/view/262. Acesso em: 13 jun 2021.
BORGES, C. C. do L.; SILVA, V. C. da. Lei N. 11.645/08: O que Devemos Aprender com os Indígenas? Revista Eletrônica História Em Reflexão, v.16(31), 129–151, 2022. DOI:https://doi.org/10.30612/rehr.v16i31.14659 Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/historiaemreflexao/article/view/14659. Acesso em: 19 nov. 2022.
CAVALCANTI, Eri. A História “encastelada” e o ensino de História. Curitiba: Editora CRV, 2021.
GIACOMONI, Marcello Paniz. “Construindo jogos para o Ensino de História” in GIACOMONI, Marcello Paniz; PEREIRA, Nilton Mullet (Org.). Jogos e Ensino de História. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2018, p. 87-112.
JECUPÉ, Kaká Werá. A terra dos mil povos: História Indígena do Brasil contada por um índio. São Paulo: Editora Peirópolis, 2020.
OLIVEIRA, Mariângela A. de; OLIVEIRA, Monalisa P. Ensino de História e a Lei 11.645/2008: Uma perspectiva acerca do protagonismo indígena no Vale Amazônico. IN: OLIVEIRA, Monalisa Pavonne (Org.). História Colonial e Ensino de História: propostas de planos de aula. Boa Vista: Ed. UFRR, 2019, p. 102-117.
RÜSEN, Jörn. “Consciência histórica como tema da didática da História”. MÉTIS- história & cultura, vol. 19, n.38, Jul- Dez, 2020, p. 16-22.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Caliandra
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
A Revista Caliandra utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.