“Quebrando” a cabeça

proposta para o ensino de história indígena na rede básica

Autores/as

  • Lucília Maria Santiso Dieguez Universidade Federal Fluminense & Secretaria Municipal de Ensino do Rio de Janeiro

Palabras clave:

Alunos. Aprendizagem. Ensino. História. Jogos.

Resumen

O artigo apresenta um projeto desenvolvido na rede básica de ensino do Rio de Janeiro, sob a temática da História Indígena. Tomando como base inicial a discussão do termo “índio”, calcado no período colonial e discutido a partir da variedade de grupos indígenas demonstrada por Jecupé (2020), a tarefa propôs a confecção de um jogo de quebra-cabeça, pelos alunos, cujo tema foi povos originários. Intencionando a averiguação da aprendizagem histórica dos educandos, partindo da desconstrução de um estereótipo do indígena que fora sedimentado pelo colonialismo europeu (OLIVEIRA; OLIVEIRA, 2019), o jogo foi apresentado na culminância de História

 

Biografía del autor/a

Lucília Maria Santiso Dieguez, Universidade Federal Fluminense & Secretaria Municipal de Ensino do Rio de Janeiro

Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense e mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense.

Citas

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Publicado

2023-08-08

Cómo citar

Santiso Dieguez, L. M. . (2023). “Quebrando” a cabeça: proposta para o ensino de história indígena na rede básica. Revista Caliandra, 2(2), 29–45. Recuperado a partir de https://anpuhgoias.com.br/revista/index.php/caliandra/article/view/41