“Quebrando” a cabeça
proposta para o ensino de história indígena na rede básica
Mots-clés :
Alunos. Aprendizagem. Ensino. História. Jogos.Résumé
O artigo apresenta um projeto desenvolvido na rede básica de ensino do Rio de Janeiro, sob a temática da História Indígena. Tomando como base inicial a discussão do termo “índio”, calcado no período colonial e discutido a partir da variedade de grupos indígenas demonstrada por Jecupé (2020), a tarefa propôs a confecção de um jogo de quebra-cabeça, pelos alunos, cujo tema foi povos originários. Intencionando a averiguação da aprendizagem histórica dos educandos, partindo da desconstrução de um estereótipo do indígena que fora sedimentado pelo colonialismo europeu (OLIVEIRA; OLIVEIRA, 2019), o jogo foi apresentado na culminância de História
Références
BITTENCOURT, Circe. Método de Ensino. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de (Orgs.). Dicionário de Ensino de História. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2019, p. 162-167.
BONETE, W. J.; FREITAS, R. R. Cultura Histórica, consciência histórica e identidade: contribuições conceituais para investigações sobre formação histórica docente. Revista Labirinto, v. 22, p.156-176, 2015. ISSN: 1519-6674. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/issue/view/262. Acesso em: 13 jun 2021.
BORGES, C. C. do L.; SILVA, V. C. da. Lei N. 11.645/08: O que Devemos Aprender com os Indígenas? Revista Eletrônica História Em Reflexão, v.16(31), 129–151, 2022. DOI:https://doi.org/10.30612/rehr.v16i31.14659 Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/historiaemreflexao/article/view/14659. Acesso em: 19 nov. 2022.
CAVALCANTI, Eri. A História “encastelada” e o ensino de História. Curitiba: Editora CRV, 2021.
GIACOMONI, Marcello Paniz. “Construindo jogos para o Ensino de História” in GIACOMONI, Marcello Paniz; PEREIRA, Nilton Mullet (Org.). Jogos e Ensino de História. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2018, p. 87-112.
JECUPÉ, Kaká Werá. A terra dos mil povos: História Indígena do Brasil contada por um índio. São Paulo: Editora Peirópolis, 2020.
OLIVEIRA, Mariângela A. de; OLIVEIRA, Monalisa P. Ensino de História e a Lei 11.645/2008: Uma perspectiva acerca do protagonismo indígena no Vale Amazônico. IN: OLIVEIRA, Monalisa Pavonne (Org.). História Colonial e Ensino de História: propostas de planos de aula. Boa Vista: Ed. UFRR, 2019, p. 102-117.
RÜSEN, Jörn. “Consciência histórica como tema da didática da História”. MÉTIS- história & cultura, vol. 19, n.38, Jul- Dez, 2020, p. 16-22.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Caliandra 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
A Revista Caliandra utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.