Desafios e contribuições do rap para uma prática docente plural e decolonial em História
Palavras-chave:
Mediação cultural, Ensino de História, DecolonialidadeResumo
As narrativas dos grupos colonizados são invisibilizadas na sala de aula de História, ou ainda que propagadas, partem do ponto de vista do colonizador. Isto é, a colonialidade atinge os grupos minoritários e impossibilita o protagonismo de suas produções de conhecimento. Em virtude destas condições, este artigo pretende estabelecer uma breve discussão sobre os desafios do Ensino de História para superação deste processo de invisibilização das minorias a partir do trabalho com fontes alternativas para a construção do conhecimento histórico em sala de aula.
Referências
ABUD, Katia. Registro e representação no cotidiano: a música popular na aula de história. Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 67, p. 309-317, set./dez. 2005 309. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br
CAMARGOS, Roberto. Rap e política. Percepções da vida social brasileira. São Paulo: Boitempo, 2015. p. 27
CANDAU, Vera Maria Ferrão. Diferenças, educação intercultural e decolonialidade: temas insurgentes. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 13, n. Especial, p. 678–686, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/54949. Acesso em: 19 jul. 2022.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa – São Paulo: Paz e Terra, 1996. – (Coleção Leitura)
GOMES, Ângela de Castro; HANSEN, Patrícia Santos (Orgs.). Intelectuais Mediadores: Práticas culturais e Ação Política. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016.
GOMES, Nilma Lino. “O Movimento Negro e a intelectualidade negra descolonizando os currículos. In: BERNARDINO-COSTA, J; MALDONADO-TORRES, N.; GROSFOGUEL, Ramón. Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. 2. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.
GONÇALVES, Nádia; PACIEVITCH, Caroline. Contribuições para a constituição do campo de Ensino de História no Brasil: perspectivas, pesquisadores e ABEH. In: ZARBATO, Jaqueline Aparecida Martins; JUNIOR, Osvaldo Rodrigues (Orgs.). Guerras de narrativas em tempos de crise: ensino de história, identidades e agenda democrática. Cáceres: Unemat editora, 2021
LOPES, Alice Casimiro. Questões para um debate sobre o conhecimento escolar. Ensino de História (UFF), Niterói, v. 3, n.3, p. 29-37, 1999.
NAPOLITANO, Marcos. A História depois do papel. IN: PINSKY, Carla Bassanezi (org.) Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, 2006.
PEREIRA, Nilton Mullet; SEFFNER, Fernando. O que pode o ensino de história? Sobre o uso de fontes na sala de aula. Porto Alegre, Anos 90. Porto Alegre, v. 15, n. 28, p.113-128, dez. 2008
SANTOS, Boaventura Sousa. Para uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências. Revista Crítica de Ciências Sociais, 63, Outubro 2002: 237-280.
WALSH, Catherine (Ed.). Lo pedagógico y lo decolonial: entretejiendo caminhos. Pedagogías decoloniales: prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir. Tomo I. Quito, Ecuador: Ediciones Abya-Yala, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Caliandra
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
A Revista Caliandra utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.