Dinâmica protagonismos
narrativas de vida no espaço escolar
Mots-clés :
Protagonismos, Narrativas, Biograficidades, História, EducaçãoRésumé
O presente artigo tem como fim apresentar as atividades desenvolvidas pelo grupo de pesquisa “Povo de Clio”, projeto institucional da Universidade Federal de Santa Maria, junto a escola Maria Rocha da cidade de Santa Maria/RS. A oficina em questão foi trabalhada na perspectiva de valorizar as narrativas de vida de estudantes e professores, criando espaços de escuta e diálogo em relação às trajetórias dos envolvidos. Ao longo do texto é demonstrado todo o processo de aplicação da atividade, com o foco na perspectiva (auto)biográfica, evidenciando desde o processo de criação, de execução e de resultados da experiência. A atividade foi dividida em níveis, com círculos nos quais os estudantes avançavam respondendo perguntas e, a cada passagem, a complexidade e o grau de envolvimento pessoal das perguntas aumentavam. O conceito foi de que, através da experiência, os participantes pudessem explanar momentos de sua existência, dialogar com o grande grupo e melhor compreender situações felizes e difíceis os quais tiveram envolvidos. Colocamos assim como grande discussão da pesquisa a possibilidade de, através de intervenções como a oficina, qualificar o espaço escolar com espaços de escuta e diálogo das trajetórias, valorizando o aluno como sujeito histórico e social.
Références
CUNHA, Jorge Luiz da. Educação histórica e narrativas autobiográficas. Educar em Revista, v. 35, n. 74. Curitiba, p. 93-108, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/q6LzrCLCQPb4gmSXMgZ98Ld/?lang=pt&format=
pdf. Acesso em: 04 out. 2022.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994. Versão em pdf.
FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação – uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 4. ed. São Paulo: Moraes, 1980. 102 p.
RÜSEN, Jörn. Cultura histórica, formação e identidade: sobre os fundamentos da didática da história. Curitiba: WAS Edições, 2022.
_____. Teoria da História: uma teoria da História como ciência. Curitiba: Editora UFPR, 2015.
______. História viva: teoria da história: formas e funções do conhecimento histórico. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2007.
SHARPE, Jim. A História vista de baixo. In: BURKE, Peter (Org.). A escrita da história. São Paulo: Ed. Unesp. 1992.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Caliandra 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
A Revista Caliandra utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.