Dinâmica protagonismos

narrativas de vida no espaço escolar

Autores/as

  • Felipe Rios Pereira Universidade Federal de Santa Maria
  • Laísa Quadros
  • Caroline Fabiane Candeloni

Palabras clave:

Protagonismos, Narrativas, Biograficidades, História, Educação

Resumen

O presente artigo tem como fim apresentar as atividades desenvolvidas pelo grupo de pesquisa “Povo de Clio”, projeto institucional da Universidade Federal de Santa Maria, junto a escola Maria Rocha da cidade de Santa Maria/RS. A oficina em questão foi trabalhada na perspectiva de valorizar as narrativas de vida de estudantes e professores, criando espaços de escuta e diálogo em relação às trajetórias dos envolvidos. Ao longo do texto é demonstrado todo o processo de aplicação da atividade, com o foco na perspectiva (auto)biográfica, evidenciando desde o processo de criação, de execução e de resultados da experiência. A atividade foi dividida em níveis, com círculos nos quais os estudantes avançavam respondendo perguntas e, a cada passagem, a complexidade e o grau de envolvimento pessoal das perguntas aumentavam. O conceito foi de que, através da experiência, os participantes pudessem explanar momentos de sua existência, dialogar com o grande grupo e melhor compreender situações felizes e difíceis os quais tiveram envolvidos. Colocamos assim como grande discussão da pesquisa a possibilidade de, através de intervenções como a oficina, qualificar o espaço escolar com espaços de escuta e diálogo das trajetórias, valorizando o aluno como sujeito histórico e social.

Citas

CUNHA, Jorge Luiz da. Educação histórica e narrativas autobiográficas. Educar em Revista, v. 35, n. 74. Curitiba, p. 93-108, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/q6LzrCLCQPb4gmSXMgZ98Ld/?lang=pt&format=

pdf. Acesso em: 04 out. 2022.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994. Versão em pdf.

FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação – uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 4. ed. São Paulo: Moraes, 1980. 102 p.

RÜSEN, Jörn. Cultura histórica, formação e identidade: sobre os fundamentos da didática da história. Curitiba: WAS Edições, 2022.

_____. Teoria da História: uma teoria da História como ciência. Curitiba: Editora UFPR, 2015.

______. História viva: teoria da história: formas e funções do conhecimento histórico. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2007.

SHARPE, Jim. A História vista de baixo. In: BURKE, Peter (Org.). A escrita da história. São Paulo: Ed. Unesp. 1992.

Publicado

2023-08-08

Cómo citar

Rios Pereira, F., Quadros, L. ., & Fabiane Candeloni, C. . (2023). Dinâmica protagonismos: narrativas de vida no espaço escolar. Revista Caliandra, 2(2), 79–95. Recuperado a partir de https://anpuhgoias.com.br/revista/index.php/caliandra/article/view/45