Estágio supervisionado em história e o ensino remoto
desafios e reflexões sobre a experiência de um estudante do ensino fundamental do interior do Ceará
Mots-clés :
Aulas Remotas. Covid-19. Educação. Ensino FundamentalRésumé
Este artigo tem como objetivo deslindar sobre as tensões e os percalços de um estudante do ensino básico da rede particular do interior do Ceará, junto a sua família, frente à realidade do ensino remoto adotado durante a pandemia do novo coronavírus. Trata-se de um estudado qualitativo, semiestruturado, no qual foram realizadas duas entrevistas, uma com o estudante do 3° ano do ensino fundamental da rede particular e a outra com o seu núcleo familiar, sendo este representado por sua mãe. As entrevistas foram realizadas na cidade de Crato, Ceará, 2020. O estudo se deu através da experiência do Estágio Supervisionado em História. Os resultados revelam que o ensino remoto não atingiu todas as escolas, a experiência nesse artigo revela que a instituição escolar utilizou o “visto remoto” sistema baseado na troca de fotos das atividades escolares. Por fim, a sobrecarga da mãe com as atividades domésticas, cuidado com a prole e educação, a falta de preparo dos professores, a falta de planejamento escolar referente ao ensino remoto e a demora na tomada de decisões por parte do Estado relacionado às diretrizes educacionais corroborou para uma aprendizagem não satisfatória do estudante.
Références
AMADO, Janaina; FERREIRA, Marieta de Moraes. Usos & abusos da história oral/ Janaína Amado e Marieta de Moraes Ferreira, coordenadoras. - 8. ed. - Rio de Janeiro: Editora FGV. 2006.
[Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações determinadas pelas Emendas Constitucionais de Revisão nos 1 a 6/94, pelas Emendas Constitucionais nos 1/92 a 91/2016 e pelo Decreto Legislativo no 186/2008. – Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2016. 496 p.
Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação. Comitê Gestor da Internet no Brasil. Resumo Executivo: Pesquisa TIC Educação 2020. Disponível em: < https://cetic.br/pt/publicacao/resumo-executivo-pesquisa-sobre-o-uso-das-tecnologias-de-informacao-e-comunicacao-nas-escolas-brasileiras-tic-educacao-2019/>. Acesso: 10 de dezembro de 2020.
CREPALDI, E, M, F. A Importância da Família na Escola Para a Construção do Desenvolvimento do Aluno. EDUCERE: XIII Congresso Nacional de Educação. 2017. 11733-11744. p.
DESLANDES, Suely Ferreira. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade / Suely Ferreira Deslandes, Otavio Cruz Neto, Romeu Gomes; Maria Cecilia de Souza Minayo (organizadora). - Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
FIORIN, P C; OLIVEIRA C T; DIAS, A C G. Percepções de mulheres sobre a relação entre trabalho e maternidade. Revista Brasileira de Orientação Profissional. São Paulo, 2014.
Instituto Península. Relatório de Pesquisa: Sentimento e Percepção dos Professores Brasileiros Nos Diferentes Estágios do Coronavírus no Brasil. Estágio Intermediário – maio de 2020. P. 1 a 33. Disponível em: https://www.institutopeninsula.org.br/wp-content/uploads/2020/05/Covid19_InstitutoPeninsula_Fase2_at%C3%A91405-1.pdf. . Acesso: 15 de dezembro de 2020.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) -- Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua: Educação 2018. 2019
LOPES, C. G.; VAZ, B. B. O Uso Pedagógico dos Grupos do WhatsApp no Ensino de História. In: V Congresso Internacional de História - Novas Epistemes e Narrativas Contemporâneas, p. 1-28, Jatai, 2016.
MINAYO, M. C. S. (org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis – Rio de Janeiro, Vozes, 1994. MINAYO, M. C. S.
Ministério da Educação / Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Nacionais para a implementação dos dispositivos da Lei nº 14.040, de 18 de agosto de 2020, que estabelece normas educacionais excepcionais a serem adotadas durante o estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020. PROCESSO Nº: 23001.000334/2020-21. PARECER CNE/CP Nº: 15/2020.
MARTINS, R. E; GOUVEIA, L. M. B. O Uso do WhatsApp como Ferramenta de Apoio a Aprendizagem no Ensino Médio. Revista Renote: Novas Tecnologias na Educação. P. 51 a 60. V. 16, n. 2 (2018). Disponível em: < https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/89233>.
MOREIRA, A. F. B.; KRAMER, S. Contemporaneidade, Educação e Tecnologia. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial p. 1037- 1057, 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v28n100/a1928100.pdf> Acesso em: 15/10/2020
OLIVEIRA, Maria do Socorro de Lima et al. Diálogos com docentes sobre ensino remoto e planejamento didático / Recife: EDUFRPE, 2020.
Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). 2020. Global Education Monitoring Report 2020: Inclusion and education: All means all. Paris.
PORTELLI, Alessandro. Ensaios da História Oral, Tradução Fernando Luiz e Ricardo Santhiago. São Paulo: Letra e Voz, 2010.
PATTO, Maria Helena de Sousa. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia – São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999.
PAGAMUNCI, Mirian Eduarda. Tecnologia, Inovação e Educação: uma Análise Reflexiva. 20 PRENSKY, Marc. The role of technology. Educational Technology, v. 48, n. 6, p. 1-3, 2008.11.
ROGERS, Halsey e SABARWA, Shwetlena. Pandemia de covid-19: choques na educação e respostas de políticas. 2020: GRUPO BANCO MUNDIAL. Relatório, 1-9 p.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora. O historiador e a pesquisa em educação histórica. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, v. 35, n. 74, p. 35-53, mar./abr. 2019.
SILVA, Áurea et al. A Influência da Família no Processo Ensino-Aprendizagem. Brasília, 2005. 92 p. (Monografia). Projeto do TCC apresentado ao Centro Universitário de Brasília – UniCEUB, como parte das exigências para a conclusão do curso de Pedagogia.
SOARES, M, R, Z; SOUZA, S, R & MARINHO, M, L. Envolvimento dos Pais: Incentivo à Habilidade de Estudo em Crianças. 253 – 260 p. Estudos de Psicologia, Campinas, v.21, n.3, p.253-260, setembro/dezembro 2004.
SCHELIVE, Simone, Luiz de Souza; BORDIN, Reginaldo, Aliçandro. Dificuldade de Aprendizagem: Limites e Possibilidades de Intervenções Pedagógicas. EDUCERE: XIII Congresso Nacional de Educação. 2017. 14718-14728p.
TIC Domicílios 2019. Principais Resultados. Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação. Outubro 2019 a março de 2020. Disponível em:https://www.cetic.br/media/analises/tic_domicilios_2019_coletiva_imprensa.pdf>. Acesso: 15 de dezembro de 2020.
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Cenário de Exclusão Escolar no Brasil: Um alerta sobre os impactos da pandemia da covid-19 na educação. Dados publicados no site da estratégia Busca Ativa Escolar (buscaativaescolar.org.br) do UNICEF e parceiros, 2021. Disponível em: < https://www.unicef.org/brazil/media/14026/file/cenario-da-exclusao-escolar-no-brasil.pdf>.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Caliandra 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
A Revista Caliandra utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.