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desafios e reflexões sobre a experiência de um estudante do ensino fundamental do interior do Ceará

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Palabras clave:

Português

Resumen

Este artigo tem como objetivo deslindar sobre as tensões e os percalços de um estudante do ensino básico da rede particular do interior do Ceará, junto a sua família, frente à realidade do ensino remoto adotado durante a pandemia do novo coronavírus. Trata-se de um estudado qualitativo, semiestruturado, no qual foram realizadas duas entrevistas, uma com o estudante do 3° ano do ensino fundamental da rede particular e a outra com o seu núcleo familiar, sendo este representado por sua mãe. As entrevistas foram realizadas na cidade de Crato, Ceará, 2020. O estudo se deu através da experiência do Estágio Supervisionado em História. Os resultados revelam que o ensino remoto não atingiu todas as escolas, a experiência nesse artigo revela que a instituição escolar utilizou o “visto remoto” sistema baseado na troca de fotos das atividades escolares. Por fim, a sobrecarga da mãe com as atividades domésticas, cuidado com a prole e educação, a falta de preparo dos professores, a falta de planejamento escolar referente ao ensino remoto e a demora na tomada de decisões por parte do Estado relacionado às diretrizes educacionais corroborou para uma aprendizagem não satisfatória do estudante.

Biografía del autor/a

Teófilo Primo, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Graduado em História pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Mestrando em História Social da Cultura Regional pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE.

português, Universidade de Pernambuco, campus Mata Norte

Doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Pós-doutora pela Universidade Federal da Paráiba - UFPB. Professora adjunta da Universidade de Pernambuco, campus Mata Norte e membro permanente do PROFHISTÓRIA da UPE e do Programa de Pós-graduação em História da UFRPE.

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Publicado

2023-08-08

Cómo citar

Primo, T., & Janaina Guimarães da Fonseca e Silva. (2023). português: desafios e reflexões sobre a experiência de um estudante do ensino fundamental do interior do Ceará. Revista Caliandra, 2(2), 4–17. Recuperado a partir de https://anpuhgoias.com.br/revista/index.php/caliandra/article/view/29