English

desafios e reflexões sobre a experiência de um estudante do ensino fundamental do interior do Ceará

Authors

Keywords:

Aulas Remotas. Covid-19. Educação. Ensino Fundamental

Abstract

This article aims to unravel about the tensions and mishaps of a student of the basic education of the private network of the interior of Ceará, together with his family, facing the reality of the remote education adopted during the pandemic of the new coronavirus. This is a qualitative, semi-structured study, in which two interviews were conducted, one with the 3rd grade student from the private elementary school and the other with his family, represented by his mother. The interviews were held in the city of Crato, Ceará, 2020. The study took place through the experience of the Supervised Internship in History. The results reveal that remote teaching did not reach all schools, the experience in this article reveals that the school institution used the "remote visa" system based on the exchange of photos of school activities. Finally, the mother's overload with domestic activities, care of the offspring and education, the teachers' lack of preparation, the lack of school planning regarding remote teaching and the delay in decision making by the State related to educational guidelines corroborated to unsatisfactory student learning.

Author Biographies

Teófilo Primo, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Graduado em História pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Mestrando em História Social da Cultura Regional pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE.

Janaina Guimarães da Fonseca e Silva, Universidade de Pernambuco, campus Mata Norte

Doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Pós-doutora pela Universidade Federal da Paráiba - UFPB. Professora adjunta da Universidade de Pernambuco, campus Mata Norte e membro permanente do PROFHISTÓRIA da UPE e do Programa de Pós-graduação em História da UFRPE.

References

AMADO, Janaina; FERREIRA, Marieta de Moraes. Usos & abusos da história oral/ Janaína Amado e Marieta de Moraes Ferreira, coordenadoras. - 8. ed. - Rio de Janeiro: Editora FGV. 2006.

[Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações determinadas pelas Emendas Constitucionais de Revisão nos 1 a 6/94, pelas Emendas Constitucionais nos 1/92 a 91/2016 e pelo Decreto Legislativo no 186/2008. – Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2016. 496 p.

Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação. Comitê Gestor da Internet no Brasil. Resumo Executivo: Pesquisa TIC Educação 2020. Disponível em: < https://cetic.br/pt/publicacao/resumo-executivo-pesquisa-sobre-o-uso-das-tecnologias-de-informacao-e-comunicacao-nas-escolas-brasileiras-tic-educacao-2019/>. Acesso: 10 de dezembro de 2020.

CREPALDI, E, M, F. A Importância da Família na Escola Para a Construção do Desenvolvimento do Aluno. EDUCERE: XIII Congresso Nacional de Educação. 2017. 11733-11744. p.

DESLANDES, Suely Ferreira. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade / Suely Ferreira Deslandes, Otavio Cruz Neto, Romeu Gomes; Maria Cecilia de Souza Minayo (organizadora). - Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

FIORIN, P C; OLIVEIRA C T; DIAS, A C G. Percepções de mulheres sobre a relação entre trabalho e maternidade. Revista Brasileira de Orientação Profissional. São Paulo, 2014.

Instituto Península. Relatório de Pesquisa: Sentimento e Percepção dos Professores Brasileiros Nos Diferentes Estágios do Coronavírus no Brasil. Estágio Intermediário – maio de 2020. P. 1 a 33. Disponível em: https://www.institutopeninsula.org.br/wp-content/uploads/2020/05/Covid19_InstitutoPeninsula_Fase2_at%C3%A91405-1.pdf. . Acesso: 15 de dezembro de 2020.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) -- Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua: Educação 2018. 2019

LOPES, C. G.; VAZ, B. B. O Uso Pedagógico dos Grupos do WhatsApp no Ensino de História. In: V Congresso Internacional de História - Novas Epistemes e Narrativas Contemporâneas, p. 1-28, Jatai, 2016.

MINAYO, M. C. S. (org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis – Rio de Janeiro, Vozes, 1994. MINAYO, M. C. S.

Ministério da Educação / Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Nacionais para a implementação dos dispositivos da Lei nº 14.040, de 18 de agosto de 2020, que estabelece normas educacionais excepcionais a serem adotadas durante o estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020. PROCESSO Nº: 23001.000334/2020-21. PARECER CNE/CP Nº: 15/2020.

MARTINS, R. E; GOUVEIA, L. M. B. O Uso do WhatsApp como Ferramenta de Apoio a Aprendizagem no Ensino Médio. Revista Renote: Novas Tecnologias na Educação. P. 51 a 60. V. 16, n. 2 (2018). Disponível em: < https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/89233>.

MOREIRA, A. F. B.; KRAMER, S. Contemporaneidade, Educação e Tecnologia. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial p. 1037- 1057, 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v28n100/a1928100.pdf> Acesso em: 15/10/2020

OLIVEIRA, Maria do Socorro de Lima et al. Diálogos com docentes sobre ensino remoto e planejamento didático / Recife: EDUFRPE, 2020.

Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). 2020. Global Education Monitoring Report 2020: Inclusion and education: All means all. Paris.

PORTELLI, Alessandro. Ensaios da História Oral, Tradução Fernando Luiz e Ricardo Santhiago. São Paulo: Letra e Voz, 2010.

PATTO, Maria Helena de Sousa. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia – São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999.

PAGAMUNCI, Mirian Eduarda. Tecnologia, Inovação e Educação: uma Análise Reflexiva. 20 PRENSKY, Marc. The role of technology. Educational Technology, v. 48, n. 6, p. 1-3, 2008.11.

ROGERS, Halsey e SABARWA, Shwetlena. Pandemia de covid-19: choques na educação e respostas de políticas. 2020: GRUPO BANCO MUNDIAL. Relatório, 1-9 p.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora. O historiador e a pesquisa em educação histórica. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, v. 35, n. 74, p. 35-53, mar./abr. 2019.

SILVA, Áurea et al. A Influência da Família no Processo Ensino-Aprendizagem. Brasília, 2005. 92 p. (Monografia). Projeto do TCC apresentado ao Centro Universitário de Brasília – UniCEUB, como parte das exigências para a conclusão do curso de Pedagogia.

SOARES, M, R, Z; SOUZA, S, R & MARINHO, M, L. Envolvimento dos Pais: Incentivo à Habilidade de Estudo em Crianças. 253 – 260 p. Estudos de Psicologia, Campinas, v.21, n.3, p.253-260, setembro/dezembro 2004.

SCHELIVE, Simone, Luiz de Souza; BORDIN, Reginaldo, Aliçandro. Dificuldade de Aprendizagem: Limites e Possibilidades de Intervenções Pedagógicas. EDUCERE: XIII Congresso Nacional de Educação. 2017. 14718-14728p.

TIC Domicílios 2019. Principais Resultados. Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação. Outubro 2019 a março de 2020. Disponível em:https://www.cetic.br/media/analises/tic_domicilios_2019_coletiva_imprensa.pdf>. Acesso: 15 de dezembro de 2020.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Cenário de Exclusão Escolar no Brasil: Um alerta sobre os impactos da pandemia da covid-19 na educação. Dados publicados no site da estratégia Busca Ativa Escolar (buscaativaescolar.org.br) do UNICEF e parceiros, 2021. Disponível em: < https://www.unicef.org/brazil/media/14026/file/cenario-da-exclusao-escolar-no-brasil.pdf>.

Published

2023-08-08

How to Cite

Primo, T., & Janaina Guimarães da Fonseca e Silva. (2023). English: desafios e reflexões sobre a experiência de um estudante do ensino fundamental do interior do Ceará. Revista Caliandra, 2(2), 4–17. Retrieved from https://anpuhgoias.com.br/revista/index.php/caliandra/article/view/29