Panorama sobre escola pública como patrimônio imaterial

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Mots-clés :

Educação. Escola pública. Heranças culturais. Patrimônio imaterial. Globalização.

Résumé

Este artigo de revisão é um recorte de uma monografia intitulada: “Escola Pública como Patrimônio Imaterial” (MOREIRA, 2021). Este trabalho tenciona revelar de maneira mais objetiva e específica a caracterização, e a noção de escola pública como patrimônio de natureza imaterial. Ou seja, uma proposta cheia de originalidade em conceber um novo panorama de compreensão e interpretação das escolas públicas. Não apenas, é importante assinalar a questão do como atribuir valor e reconhecimento da escola pública como patrimônio imaterial em um mundo ditado por processos ideológicos e hegemônicos da “globalização da perversidade” (SANTOS, 2001). A pesquisa foi em caráter qualitativo e se deu por intermédio de levantamento bibliográfico, no intuito de melhor clarificar o tema. Desse modo, o cerne deste trabalho foi o de explicitar as heranças culturais e intelectuais também produzidas dentro deste espaço memorável, a escola, como algo digno de reconhecimento e proteção em sua totalidade. Destacando que o reconhecimento almejado não será alcançado de forma simples, pois ficou claro que os estudos até o momento são insuficientes para teorizar e apresentar soluções eficazes. No entanto, essa simples ideia pode ser o prelúdio de um melhor caminho na senda desse conhecimento.

Biographie de l'auteur

Diogo de Assis Moreira, Universidade Federal de Góias

Diplômé en pédagogie, diplôme, qualification en éducation de la petite enfance et premières années de l'école élémentaire de l'Université fédérale de Goiás (2021); Diplômée en Lettres - Portugais/Anglais de la Faculdade Campos Elíseos (2022); Diplômé en coordination pédagogique à la Faculdade Campos Elíseos - SP (2022); Diplômé en gestion scolaire appliquée en administration et inspection de FaculdadePlay - SP (2022); Étudiant Post-Graduation en Psychopédagogie à FaculdadePlay - SP. Il est actuellement professeur de soutien pédagogique au Colégio Estadual Professeur Salvador Santos. A de l'expérience dans le domaine des lettres, en mettant l'accent sur les lettres.

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Publiée

2023-08-08

Comment citer

de Assis Moreira, D. (2023). Panorama sobre escola pública como patrimônio imaterial. Revista Caliandra, 2(2), 61–78. Consulté à l’adresse https://anpuhgoias.com.br/revista/index.php/caliandra/article/view/27