Panorama sobre escola pública como patrimônio imaterial
Palabras clave:
Educação. Escola pública. Heranças culturais. Patrimônio imaterial. Globalização.Resumen
Este artigo de revisão é um recorte de uma monografia intitulada: “Escola Pública como Patrimônio Imaterial” (MOREIRA, 2021). Este trabalho tenciona revelar de maneira mais objetiva e específica a caracterização, e a noção de escola pública como patrimônio de natureza imaterial. Ou seja, uma proposta cheia de originalidade em conceber um novo panorama de compreensão e interpretação das escolas públicas. Não apenas, é importante assinalar a questão do como atribuir valor e reconhecimento da escola pública como patrimônio imaterial em um mundo ditado por processos ideológicos e hegemônicos da “globalização da perversidade” (SANTOS, 2001). A pesquisa foi em caráter qualitativo e se deu por intermédio de levantamento bibliográfico, no intuito de melhor clarificar o tema. Desse modo, o cerne deste trabalho foi o de explicitar as heranças culturais e intelectuais também produzidas dentro deste espaço memorável, a escola, como algo digno de reconhecimento e proteção em sua totalidade. Destacando que o reconhecimento almejado não será alcançado de forma simples, pois ficou claro que os estudos até o momento são insuficientes para teorizar e apresentar soluções eficazes. No entanto, essa simples ideia pode ser o prelúdio de um melhor caminho na senda desse conhecimento.
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