Panorama sobre escola pública como patrimônio imaterial

Autores/as

Palabras clave:

Educação. Escola pública. Heranças culturais. Patrimônio imaterial. Globalização.

Resumen

Este artigo de revisão é um recorte de uma monografia intitulada: “Escola Pública como Patrimônio Imaterial” (MOREIRA, 2021). Este trabalho tenciona revelar de maneira mais objetiva e específica a caracterização, e a noção de escola pública como patrimônio de natureza imaterial. Ou seja, uma proposta cheia de originalidade em conceber um novo panorama de compreensão e interpretação das escolas públicas. Não apenas, é importante assinalar a questão do como atribuir valor e reconhecimento da escola pública como patrimônio imaterial em um mundo ditado por processos ideológicos e hegemônicos da “globalização da perversidade” (SANTOS, 2001). A pesquisa foi em caráter qualitativo e se deu por intermédio de levantamento bibliográfico, no intuito de melhor clarificar o tema. Desse modo, o cerne deste trabalho foi o de explicitar as heranças culturais e intelectuais também produzidas dentro deste espaço memorável, a escola, como algo digno de reconhecimento e proteção em sua totalidade. Destacando que o reconhecimento almejado não será alcançado de forma simples, pois ficou claro que os estudos até o momento são insuficientes para teorizar e apresentar soluções eficazes. No entanto, essa simples ideia pode ser o prelúdio de um melhor caminho na senda desse conhecimento.

Biografía del autor/a

Diogo de Assis Moreira, Universidade Federal de Góias

Graduado en Pedagogía, licenciatura, calificación en Educación Infantil y Primeros Años de la Enseñanza Fundamental por la Universidad Federal de Goiás (2021); Graduada en Letras - Portugués/Inglés por la Faculdade Campos Elíseos (2022); Posgrado en Coordinación Pedagógica en la Faculdade Campos Elíseos - SP (2022); Posgrado en Gestión Escolar Aplicada en Administración e Inspección por la FaculdadePlay - SP (2022); Cursando Posgrado en Psicopedagogía en la FaculdadePlay - SP. Actualmente es profesor de apoyo pedagógico en el Colégio Estadual Profesor Salvador Santos. Tiene experiencia en el área de Letras, con énfasis en Letras.

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Publicado

2023-08-08

Cómo citar

de Assis Moreira, D. (2023). Panorama sobre escola pública como patrimônio imaterial. Revista Caliandra, 2(2), 61–78. Recuperado a partir de https://anpuhgoias.com.br/revista/index.php/caliandra/article/view/27