El El internado supervisado en la escuela primaria:

una aproximación historiográfica sobre la enseñanza de la historia en la contemporaneidad

Autores/as

Palabras clave:

Pasantía Supervisada. Enseñando. Enseñanza fundamental.

Resumen

Este artículo tiene como objeto de estudio el trabajo metodológico y didáctico desarrollado en las clases de historia de una pasantía supervisada en la Escuela Estadual Matias Olímpio, en Barras-PI. Como objetivo general analizar el desarrollo de las clases en una perspectiva de interacción del alumno con la labor didáctica. Se utilizó como método metodológico la investigación bibliográfica y descriptiva de las clases vividas en los períodos.

Biografía del autor/a

Francisca Cibele da Silva Gomes, Universidade Federal do Piauí

Graduada em História pela Universidade Federal do Piauí.

Citas

BORGES, Vavy Pacheco. O que é História? São Paulo: Brasiliense, 2005. (Coleção primeiros passos; 17).

BUARQUE, Chico. Bom tempo. Youtube, 1988. Disponível em: <https://music.youtube.com/tasteprofile >. Acessado em: 22 jul. 2022.

DA VINCI, Leonardo. Mona Lisa. Museu do Louvre, 1797. Disponível em: < https://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2019/06/28/mona-lisa-sera-deslocada-temporariamente-dentro-do-louvre-para-reforma-em-sala.ghtml> . Acessado em: 22 jul. 2022.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

FEREIRA, Marcus Fábio Lima; LIMA, Maria da Conceição Eurice Farias. Fundamentos Metodologicos do ensino de História. Sobral: INTA (Instituto Superior de Teologia Aplicada), 2016. Disponível em:< https://md.uninta.edu.br/geral/fundamentos-metodologicos-do-ensino-de-historia/pdf/Fundamentos%20Met%C3%B3dol%C3%B3gicos%20do%20Ensino%20de%20Hist%C3%B3ria%20-%20.pdf> . Acessado em: 13 dez. 2019.

GOLÇALVES, Wilson Carvalho. Chão de estrelas da história de Barras do Marataoan. Teresina (PI): Halley S.A. gráfica e editora, 2006.

JANUARIO, Gilberto. O Estágio Supervisionado e suas contribuições para a prática pedagógica do professor. In: SEMINÁRIO DE HISTÓRIA E INVESTIGAÇÕES DE/EM AULAS DE

MATEMÁTICA, 2, 2008, Campinas. Anais: II SHIAM. Campinas: GdS/FE-Unicamp, 2008. v. único. p. 1-8. Disponível em: < http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/MATEMATICA/Artigo_Gilberto_06.pdf > . Acessado em: 06 dez. 2019.

LINHARES, Paulo Cássio Alves [et al.]. A importância da escola, aluno, estágio supervisionado e todo o processo educacional na formação inicial do professor. Terceiro Incluído, ISSN 2237-0797, NUPEAT-IESA-UFG, v.2, n.2, jul. /Dez. 2014, p. 115-125. Disponível em: < https://www.revistas.ufg.br/teri/article/viewFile/35258/18479> . Acessado em: 08 jan. 2020.

PIRATAS DO CARIBE O BAÚ DA MORTE. Diretor: Gore Verbinski, Produtor: Jerry Bruckheimer. Estados Unidos: Disney, 2006. Disponível em: https://www.disneyplus.com/video/741edb9c-1145-4b89-b7f1-59c10c82109e?distributionPartner=google> . Acessado em: 22 jul. 2022.

OLIVEIRA, Patrícia Aguiar de. Métodos e técnicas de ensino na disciplina de História: superando o ensino Tradicional. Medianeira, 2013. Monografia de especialização –Polo UAB, modalidade de Ensino a Distância, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR. Disponível em: <http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/4420/1/MD_EDUMTE_2014_2_71.pdf >. Acessado em: 21 dez. 2019.

RITS DO CHICO. Renascimento Cultural – Parodia História, Youtube, 2015. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=zXKBaIXtPLs >. Acessado em: 22 jul. 2022.

SANTOS, willian lima; ALMEIDA, Mirianne Santos de. Perpectivas e desafios da prática de estágio supervisionado no curso de pedagogia. Revista Cientifica da FASETE, 2015. Disponível em: < https://www.unirios.edu.br/revistarios/media/revistas/2015/9/perspectivas_e_desafios_da_pratica_de_estagio_supervisionado_no_curso_de_pedagogia.pdf> . Acesso em: 04 jul. 2019.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. História & História Cultural. 2.ed. 2.reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. (Coleção História &...Reflexões, 5).

OLIVEIRA, Patrícia Aguiar de. Métodos e técnicas de ensino na disciplina de História: superando o ensino Tradicional. Medianeira, 2013. Monografia de especialização –Polo UAB, modalidade de Ensino a Distância, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR. Disponível em: <http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/4420/1/MD_EDUMTE_2014_2_71.pdf >. Acessado em: 21 dez. 2019.

Publicado

2023-08-08

Cómo citar

Cibele da Silva Gomes, F. (2023). El El internado supervisado en la escuela primaria:: una aproximación historiográfica sobre la enseñanza de la historia en la contemporaneidad. Revista Caliandra, 2(2), 18–28. Recuperado a partir de https://anpuhgoias.com.br/revista/index.php/caliandra/article/view/43