Dinâmica protagonismos
narrativas de vida no espaço escolar
Palavras-chave:
Protagonismos, Narrativas, Biograficidades, História, EducaçãoResumo
O presente artigo tem como fim apresentar as atividades desenvolvidas pelo grupo de pesquisa “Povo de Clio”, projeto institucional da Universidade Federal de Santa Maria, junto a escola Maria Rocha da cidade de Santa Maria/RS. A oficina em questão foi trabalhada na perspectiva de valorizar as narrativas de vida de estudantes e professores, criando espaços de escuta e diálogo em relação às trajetórias dos envolvidos. Ao longo do texto é demonstrado todo o processo de aplicação da atividade, com o foco na perspectiva (auto)biográfica, evidenciando desde o processo de criação, de execução e de resultados da experiência. A atividade foi dividida em níveis, com círculos nos quais os estudantes avançavam respondendo perguntas e, a cada passagem, a complexidade e o grau de envolvimento pessoal das perguntas aumentavam. O conceito foi de que, através da experiência, os participantes pudessem explanar momentos de sua existência, dialogar com o grande grupo e melhor compreender situações felizes e difíceis os quais tiveram envolvidos. Colocamos assim como grande discussão da pesquisa a possibilidade de, através de intervenções como a oficina, qualificar o espaço escolar com espaços de escuta e diálogo das trajetórias, valorizando o aluno como sujeito histórico e social.
Referências
CUNHA, Jorge Luiz da. Educação histórica e narrativas autobiográficas. Educar em Revista, v. 35, n. 74. Curitiba, p. 93-108, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/q6LzrCLCQPb4gmSXMgZ98Ld/?lang=pt&format=
pdf. Acesso em: 04 out. 2022.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994. Versão em pdf.
FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação – uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 4. ed. São Paulo: Moraes, 1980. 102 p.
RÜSEN, Jörn. Cultura histórica, formação e identidade: sobre os fundamentos da didática da história. Curitiba: WAS Edições, 2022.
_____. Teoria da História: uma teoria da História como ciência. Curitiba: Editora UFPR, 2015.
______. História viva: teoria da história: formas e funções do conhecimento histórico. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2007.
SHARPE, Jim. A História vista de baixo. In: BURKE, Peter (Org.). A escrita da história. São Paulo: Ed. Unesp. 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Caliandra
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
A Revista Caliandra utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.