Desafios e contribuições do rap para uma prática docente plural e decolonial em História

Autores

  • Matheus dos Santos Martins UFG

Palavras-chave:

Mediação cultural, Ensino de História, Decolonialidade

Resumo

As narrativas dos grupos colonizados são invisibilizadas na sala de aula de História, ou ainda que propagadas, partem do ponto de vista do colonizador. Isto é, a colonialidade atinge os grupos minoritários e impossibilita o protagonismo de suas produções de conhecimento. Em virtude destas condições, este artigo pretende estabelecer uma breve discussão sobre os desafios do Ensino de História para superação deste processo de invisibilização das minorias a partir do trabalho com fontes alternativas para a construção do conhecimento histórico em sala de aula.

Biografia do Autor

Matheus dos Santos Martins, UFG

Licenciado em História pela Universidade Estadual de Goiás, campus Nordeste, sede Formosa. Mestrando em Ensino de História pelo programa ProfHistória na Universidade Federal de Goiás, campus Samambaia, em Goiânia. É também bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (2022) a nível de Mestrado.

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Publicado

2023-08-08

Como Citar

dos Santos Martins, M. (2023). Desafios e contribuições do rap para uma prática docente plural e decolonial em História. Revista Caliandra, 2(2), 46–60. Recuperado de https://anpuhgoias.com.br/revista/index.php/caliandra/article/view/31