Estágio supervisionado em história e o ensino remoto
desafios e reflexões sobre a experiência de um estudante do ensino fundamental do interior do Ceará
Palavras-chave:
Aulas Remotas. Covid-19. Educação. Ensino FundamentalResumo
Este artigo tem como objetivo deslindar sobre as tensões e os percalços de um estudante do ensino básico da rede particular do interior do Ceará, junto a sua família, frente à realidade do ensino remoto adotado durante a pandemia do novo coronavírus. Trata-se de um estudado qualitativo, semiestruturado, no qual foram realizadas duas entrevistas, uma com o estudante do 3° ano do ensino fundamental da rede particular e a outra com o seu núcleo familiar, sendo este representado por sua mãe. As entrevistas foram realizadas na cidade de Crato, Ceará, 2020. O estudo se deu através da experiência do Estágio Supervisionado em História. Os resultados revelam que o ensino remoto não atingiu todas as escolas, a experiência nesse artigo revela que a instituição escolar utilizou o “visto remoto” sistema baseado na troca de fotos das atividades escolares. Por fim, a sobrecarga da mãe com as atividades domésticas, cuidado com a prole e educação, a falta de preparo dos professores, a falta de planejamento escolar referente ao ensino remoto e a demora na tomada de decisões por parte do Estado relacionado às diretrizes educacionais corroborou para uma aprendizagem não satisfatória do estudante.
Referências
AMADO, Janaina; FERREIRA, Marieta de Moraes. Usos & abusos da história oral/ Janaína Amado e Marieta de Moraes Ferreira, coordenadoras. - 8. ed. - Rio de Janeiro: Editora FGV. 2006.
[Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações determinadas pelas Emendas Constitucionais de Revisão nos 1 a 6/94, pelas Emendas Constitucionais nos 1/92 a 91/2016 e pelo Decreto Legislativo no 186/2008. – Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2016. 496 p.
Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação. Comitê Gestor da Internet no Brasil. Resumo Executivo: Pesquisa TIC Educação 2020. Disponível em: < https://cetic.br/pt/publicacao/resumo-executivo-pesquisa-sobre-o-uso-das-tecnologias-de-informacao-e-comunicacao-nas-escolas-brasileiras-tic-educacao-2019/>. Acesso: 10 de dezembro de 2020.
CREPALDI, E, M, F. A Importância da Família na Escola Para a Construção do Desenvolvimento do Aluno. EDUCERE: XIII Congresso Nacional de Educação. 2017. 11733-11744. p.
DESLANDES, Suely Ferreira. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade / Suely Ferreira Deslandes, Otavio Cruz Neto, Romeu Gomes; Maria Cecilia de Souza Minayo (organizadora). - Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
FIORIN, P C; OLIVEIRA C T; DIAS, A C G. Percepções de mulheres sobre a relação entre trabalho e maternidade. Revista Brasileira de Orientação Profissional. São Paulo, 2014.
Instituto Península. Relatório de Pesquisa: Sentimento e Percepção dos Professores Brasileiros Nos Diferentes Estágios do Coronavírus no Brasil. Estágio Intermediário – maio de 2020. P. 1 a 33. Disponível em: https://www.institutopeninsula.org.br/wp-content/uploads/2020/05/Covid19_InstitutoPeninsula_Fase2_at%C3%A91405-1.pdf. . Acesso: 15 de dezembro de 2020.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) -- Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua: Educação 2018. 2019
LOPES, C. G.; VAZ, B. B. O Uso Pedagógico dos Grupos do WhatsApp no Ensino de História. In: V Congresso Internacional de História - Novas Epistemes e Narrativas Contemporâneas, p. 1-28, Jatai, 2016.
MINAYO, M. C. S. (org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis – Rio de Janeiro, Vozes, 1994. MINAYO, M. C. S.
Ministério da Educação / Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Nacionais para a implementação dos dispositivos da Lei nº 14.040, de 18 de agosto de 2020, que estabelece normas educacionais excepcionais a serem adotadas durante o estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020. PROCESSO Nº: 23001.000334/2020-21. PARECER CNE/CP Nº: 15/2020.
MARTINS, R. E; GOUVEIA, L. M. B. O Uso do WhatsApp como Ferramenta de Apoio a Aprendizagem no Ensino Médio. Revista Renote: Novas Tecnologias na Educação. P. 51 a 60. V. 16, n. 2 (2018). Disponível em: < https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/89233>.
MOREIRA, A. F. B.; KRAMER, S. Contemporaneidade, Educação e Tecnologia. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial p. 1037- 1057, 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v28n100/a1928100.pdf> Acesso em: 15/10/2020
OLIVEIRA, Maria do Socorro de Lima et al. Diálogos com docentes sobre ensino remoto e planejamento didático / Recife: EDUFRPE, 2020.
Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). 2020. Global Education Monitoring Report 2020: Inclusion and education: All means all. Paris.
PORTELLI, Alessandro. Ensaios da História Oral, Tradução Fernando Luiz e Ricardo Santhiago. São Paulo: Letra e Voz, 2010.
PATTO, Maria Helena de Sousa. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia – São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999.
PAGAMUNCI, Mirian Eduarda. Tecnologia, Inovação e Educação: uma Análise Reflexiva. 20 PRENSKY, Marc. The role of technology. Educational Technology, v. 48, n. 6, p. 1-3, 2008.11.
ROGERS, Halsey e SABARWA, Shwetlena. Pandemia de covid-19: choques na educação e respostas de políticas. 2020: GRUPO BANCO MUNDIAL. Relatório, 1-9 p.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora. O historiador e a pesquisa em educação histórica. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, v. 35, n. 74, p. 35-53, mar./abr. 2019.
SILVA, Áurea et al. A Influência da Família no Processo Ensino-Aprendizagem. Brasília, 2005. 92 p. (Monografia). Projeto do TCC apresentado ao Centro Universitário de Brasília – UniCEUB, como parte das exigências para a conclusão do curso de Pedagogia.
SOARES, M, R, Z; SOUZA, S, R & MARINHO, M, L. Envolvimento dos Pais: Incentivo à Habilidade de Estudo em Crianças. 253 – 260 p. Estudos de Psicologia, Campinas, v.21, n.3, p.253-260, setembro/dezembro 2004.
SCHELIVE, Simone, Luiz de Souza; BORDIN, Reginaldo, Aliçandro. Dificuldade de Aprendizagem: Limites e Possibilidades de Intervenções Pedagógicas. EDUCERE: XIII Congresso Nacional de Educação. 2017. 14718-14728p.
TIC Domicílios 2019. Principais Resultados. Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação. Outubro 2019 a março de 2020. Disponível em:https://www.cetic.br/media/analises/tic_domicilios_2019_coletiva_imprensa.pdf>. Acesso: 15 de dezembro de 2020.
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Cenário de Exclusão Escolar no Brasil: Um alerta sobre os impactos da pandemia da covid-19 na educação. Dados publicados no site da estratégia Busca Ativa Escolar (buscaativaescolar.org.br) do UNICEF e parceiros, 2021. Disponível em: < https://www.unicef.org/brazil/media/14026/file/cenario-da-exclusao-escolar-no-brasil.pdf>.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Caliandra
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
A Revista Caliandra utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.