Estágio supervisionado em história e o ensino remoto

desafios e reflexões sobre a experiência de um estudante do ensino fundamental do interior do Ceará

Autores

Palavras-chave:

Aulas Remotas. Covid-19. Educação. Ensino Fundamental

Resumo

Este artigo tem como objetivo deslindar sobre as tensões e os percalços de um estudante do ensino básico da rede particular do interior do Ceará, junto a sua família, frente à realidade do ensino remoto adotado durante a pandemia do novo coronavírus. Trata-se de um estudado qualitativo, semiestruturado, no qual foram realizadas duas entrevistas, uma com o estudante do 3° ano do ensino fundamental da rede particular e a outra com o seu núcleo familiar, sendo este representado por sua mãe. As entrevistas foram realizadas na cidade de Crato, Ceará, 2020. O estudo se deu através da experiência do Estágio Supervisionado em História. Os resultados revelam que o ensino remoto não atingiu todas as escolas, a experiência nesse artigo revela que a instituição escolar utilizou o “visto remoto” sistema baseado na troca de fotos das atividades escolares. Por fim, a sobrecarga da mãe com as atividades domésticas, cuidado com a prole e educação, a falta de preparo dos professores, a falta de planejamento escolar referente ao ensino remoto e a demora na tomada de decisões por parte do Estado relacionado às diretrizes educacionais corroborou para uma aprendizagem não satisfatória do estudante.

Biografia do Autor

Teófilo Primo, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Graduado em História pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Mestrando em História Social da Cultura Regional pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE.

Janaina Guimarães da Fonseca e Silva, Universidade de Pernambuco, campus Mata Norte

Doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Pós-doutora pela Universidade Federal da Paráiba - UFPB. Professora adjunta da Universidade de Pernambuco, campus Mata Norte e membro permanente do PROFHISTÓRIA da UPE e do Programa de Pós-graduação em História da UFRPE.

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Publicado

2023-08-08

Como Citar

Primo, T., & Janaina Guimarães da Fonseca e Silva. (2023). Estágio supervisionado em história e o ensino remoto: desafios e reflexões sobre a experiência de um estudante do ensino fundamental do interior do Ceará. Revista Caliandra, 2(2), 4–17. Recuperado de https://anpuhgoias.com.br/revista/index.php/caliandra/article/view/29