A Política de Educação Patrimonial do Distrito Federal

aproximações entre escolas e territórios culturais

Autores/as

Palabras clave:

Patrimônio Cultural;, Educação Patrimonial; Políticas de Educação Patrimonial; Patrimônio Cultural do Distrito Federal

Resumen

O artigo apresenta as atividades pedagógicas desenvolvidas no âmbito do Projeto Territórios Culturais nos anos letivos de 2022 e 2023 no Centro Cultural Três Poderes e no Cine Brasília. O Projeto Territórios Culturais integra a Política de Educação Patrimonial do Distrito Federal, que garante aos estudantes da rede pública de ensino o acesso ao patrimônio cultural do DF e tem por objetivo a construção de saberes relativos ao patrimônio cultural nas vivências pedagógicas por meio da apreciação, da reflexão crítica, da experimentação e da fruição artística, em conformidade aos pressupostos teóricos do Currículo em Movimento da Educação Básica do Distrito Federal. As visitas mediadas promovidas por meio da aproximação entre os territórios culturais e as unidades de ensino qualificam o olhar de estudantes e professores sobre os territórios, os equipamentos culturais e museais, ressignificando processo de ensino-aprendizagem e contribuindo para a consolidação de noções de pertencimento, identidade, memória, dentre outros conceitos relativos ao campo do patrimônio cultural.

Biografía del autor/a

Michelle Cheibub, Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), Distrito Federal, Brasil.

Mestre em Preservação do Patrimônio Cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Professora de Sociologia da Educação Básica da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF).

Citas

Referências Bibliográficas:

AQUINO, Cristiane Valdevino de. Educação Patrimonial na sala de aula: a escola como patrimônio cultural. In: TOLENTINO, Átila Bezerra (org.). Educação patrimonial: diálogos entre escola, museu e cidade. João Pessoa: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 2014. p. 25-31

BARRETO, Euder Arrais; ZARATIM, Joel Ribeiro; FREIRE, Lídia dos Reis; BEZZERA, Márcia; CAIXETA, Maria Joana Cruvinel; D´Osvualdo, Vera Lúcia Abrantes (Orgs.). Patrimônio Cultural e Educação: artigos e resultados. Museu de Antropologia/UFG/Iphan: Goiânia, 2008.

BRASIL. Lei nº 13.278, de 02 de maio de 2016. Altera o § 6º do art. 26 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que fixa as diretrizes e bases da educação nacional, referente ao ensino da arte. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/lei/l13278.htm. Acesso em 31/08/2022.

CHAGAS, Mário. Há uma gota de sangue em cada museu: a ótica museológica de Mário de Andrade. Chapecó: Argos, 2006.

________. Educação, Museu e Patrimônio: tensão, devoração e adjetivação. Disponível em http://cmsportal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/educacao_museu_patrimonio_tensao.pdf. Acesso em 31/08/2022.

COSTA, Natacha. Apresentação. In: SINGER, Helena (org.) Pesquisa-ação comunitária. São Paulo: Moderna, 2011. (Coleção Tecnologias do Bairro Escola). Disponível em https://www.cidadeescolaaprendiz.org.br/wp-content/uploads/2014/05/Tecnologias-do-Bairro-Escola_Vol1_pesquisa-acao-comunitaria.pdf. Acesso em 31/08/2022.

DISTRITO FEDERAL. Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Edital nº 08, de 23 de abril de 2021. Brasília: DODF, 2021. Disponível em https://www.cultura.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2021/04/Edital-08-2021-Territorios-culturais.pdf. Acesso em 31/08/2022.

_________. Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Portaria Conjunta nº 5, de 29 de agosto de 2019. Institui o Programa Territórios Culturais. Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF. Brasília: DODF, 2016. Disponível em http://www.sinj.df.gov.br/sinj/Norma/6d6c09c366d04c1b8f3747d86f302e5b/Portaria_Conjunta_5_29_08_2019.html. Acesso em 31/08/2022.

_________. Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Portaria nº 265, de 16 de agosto de 2016. Institui a Política de Educação Patrimonial da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Brasília: DODF, 2016. Disponível em http://www.sinj.df.gov.br/sinj/Norma/b8793aeb6e8e4bc5aa7817849384073f/see_prt_265_2016.html. Acesso em 31/08/2022.

_________. Relatório do Plano Piloto de Brasília. Brasília: GDF, 1991.

_________. Plano Distrital de Educação (2015/2014), 2015. Disponível em https://www.educacao.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2018/01/pde_site_versao_completa.pdf. Acesso em 31/08/2022.

_________. Cartilha Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves - Centro Cultural Três Poderes. Disponível em https://sites.google.com/view/centroculturaltrespoderes#h.i5pp4s4k20ab . Acesso em 31/08/2022.

_________. Cartilha Espaço Lucio Costa - Centro Cultural Três Poderes. Disponível em https://sites.google.com/view/centroculturatrespoderes . Acesso em 31/08/2022.

_________. Cartilha Museu Histórico de Brasília - Centro Cultural Três Poderes. Disponível em https://sites.google.com/view/centroculturaltrespoderesm . Acesso em 31/08/2022.

FONSECA, Maria Cecília Londres. Referências Culturais: Base para novas políticas de patrimônio. Políticas Sociais: acompanhamento e análise - Artigos. Repositório de conhecimento do IPEA. Disponível em http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/4775/1/bps_n.2_referencia_2.pdf. Acesso em 31/08/2022.

FREITAS, Vanessa Nascimento; COSTA, Luís Fernando Celestino. Projeto Territórios Culturais: Educação Patrimonial e Museal no Distrito Federal. Revista Com Censo nº 20, volume 7, número 1, março 2020. Disponível em http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/791. Acesso em 31/08/2022.

GRUNBERG, Evelina. Manual de atividades práticas de educação patrimonial. Brasília, DF: IPHAN, 2007.

HAESBAERT, Rogério. Des-territorialização e identidade: a rede “gaúcha” no nordeste. Niterói: EdUFF, 1997. Disponível em http://www.eduff.uff.br/ebooks/Des-territorializacao-e-identidade.pdf. Acesso em 31/08/2022.

HORTA, Maria de Lourdes Parreiras; GRUNBERG, Evelina; MONTEIRO, Adriane Queiroz. Guia básico de Educação Patrimonial. Brasília: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Museu Imperial, 1999.

INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS. Subsídios para a elaboração de Planos Museológicos. Ibram: 2016. Disponível em https://www.museus.gov.br/wp-content/uploads/2017/06/Subs%C3%ADdios-para-a-elabora%C3%A7%C3%A3o-de-planos-museol%C3%B3gicos.pdf. Acesso em 31/08/2022.

___________. Resultados FVA, 2017. Formulário de Visitação anual. IBRAM, 2017. Disponível em https://www.gov.br/museus/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/museus-publico/RESULTADOSFVA2017.pdf. Acesso em 31/08/2022.

INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL. Patrimônio Cultural no DF: bens tombados. Brasília, DF: Superintendência do Iphan no Distrito Federal, 2009.

______. Superquadra de Brasília : preservando um lugar de viver. Carlos Madson Reis, Sandra Bernardes Ribeiro e Francisco Ricardo Costa Pinto (organização e coordenação); Claudia Marina Vasques et al. (texto,). Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Superintendência do Iphan no Distrito Federal. Brasília-DF, 2015.

_____. Athos colorindo Brasília. Thiago Pereira Perpétuo e Francisco Ricardo Costa Pinto (Orgs). Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Superintendência do Iphan no Distrito Federal, 2020.

MARTINS, Ana Betânia de Souza Pimentel; LEAL, Claudia F. Beata. Mapas e patrimônio: a cartografia na identificação do patrimônio cultural. Disponível em https://www.academia.edu/s/44f7c00076?source=created_email. Acesso em 31/08/2022.

MORSCH, Carmen. Numa encruzilhada de quatro discursos Mediação e educação na documenta 12: entre Afirmação, Reprodução, Desconstrução e Transformação. Disponível em http://www.forumpermanente.org/revista/numero-6-1/conteudo/numa-encruzilhada-de-quatro-discursos-1-mediacao-e-educacao-na-documenta-12-entre-afirmacao-reproducao-desconstrucao-e-transformacao-2. Acesso em 31/08/2022.

OLIVEIRA, Lúcia Lippi. Cultura é patrimônio: um guia. Rio de Janeiro. Editora: FGV, 2008.

Publicado

2024-07-30

Cómo citar

Cheibub, M. (2024). A Política de Educação Patrimonial do Distrito Federal: aproximações entre escolas e territórios culturais. Revista Caliandra, 3(1), 27–48. Recuperado a partir de https://anpuhgoias.com.br/revista/index.php/caliandra/article/view/58