A Política de Educação Patrimonial do Distrito Federal
aproximações entre escolas e territórios culturais
Palabras clave:
Patrimônio Cultural;, Educação Patrimonial; Políticas de Educação Patrimonial; Patrimônio Cultural do Distrito FederalResumen
O artigo apresenta as atividades pedagógicas desenvolvidas no âmbito do Projeto Territórios Culturais nos anos letivos de 2022 e 2023 no Centro Cultural Três Poderes e no Cine Brasília. O Projeto Territórios Culturais integra a Política de Educação Patrimonial do Distrito Federal, que garante aos estudantes da rede pública de ensino o acesso ao patrimônio cultural do DF e tem por objetivo a construção de saberes relativos ao patrimônio cultural nas vivências pedagógicas por meio da apreciação, da reflexão crítica, da experimentação e da fruição artística, em conformidade aos pressupostos teóricos do Currículo em Movimento da Educação Básica do Distrito Federal. As visitas mediadas promovidas por meio da aproximação entre os territórios culturais e as unidades de ensino qualificam o olhar de estudantes e professores sobre os territórios, os equipamentos culturais e museais, ressignificando processo de ensino-aprendizagem e contribuindo para a consolidação de noções de pertencimento, identidade, memória, dentre outros conceitos relativos ao campo do patrimônio cultural.
Citas
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