Entre lo visible y lo invisible, algunas tensiones entre el campo social y la Educación del Patrimonio Contemporáneo.
Palabras clave:
Educación sobre el patrimonio, Historia Urbana, Patrimonio culturalResumen
A abundância de percepções relacionadas às culturas africanas, indígenas e imigrantes, com suas relações de memória, sentimentos, tradições, crenças e possibilidades educativas, estendem-se aos mais diversos campos da sociedade. A comunicação de tais culturas, por vezes, seria assinalada com alguma subalternidade ao longo dos espaços educativos tradicionais, nos mais diversos locais de memória ou no próprio fluxo social diário. A contraposição ante a subserviência aplicada às práticas e representações culturais, a hierarquização dos capitais simbólicos, a consagração legitimadora aplicada aos patrimônios culturais concebidos como dádiva pelas elites dominantes, o exercício do poder simbólico feito visível sobre o campo educativo cultural e patrimonial levaria a exigência de um outro olhar sobre tais existências e representações. O patrimônio cultural, assim, longe das passividades cristalizadas, surge como agente simbólico do movimento humano que se entrecruza entre mundos sociais distintos, mas compartilhados, mundos em contínuo movimento. Assim sendo, o presente artigo é parte de um estudo maior, dedicado a analisar a presença afro-ameríndia em terras colonizadas por imigrantes europeus na região Nordeste do Rio Grande do Sul. Ambiciona-se, por meio do paradigma indiciário e dos pressupostos teóricos da história cultural, colaborar para que os capitais simbólicos e culturais de tais grupos sejam igualmente percebidos como relevantes em tal espaço, tradicional e pedagogicamente identificado como de imigração italiana.
Citas
ABREU, Regina. Apresentação: Dois Mários e um sem-número de museus polifônicos. In: CHAGAS, Mario de Souza. Há uma gota de sangue em cada museu: a ótica museológica de Mário de Andrade/ Mário de Souza Chagas. 2. ed. Chapecó, SC: Argos, 2015. p 15-22.
CABRAL, Magaly. Educação Patrimonial x Educação Museal? In: Educação patrimonial: reflexões e práticas. João Pessoa: Superintendência do Iphan na Paraíba, 2012.
CHAGAS, Mario de Souza. Há uma gota de sangue em cada museu: a ótica museológica de Mário de Andrade/ Mário de Souza Chagas. 2. ed. Chapecó, SC: Argos, 2015.
FIGUEIREDO, V. G. B. O patrimônio e as paisagens: novos conceitos para velhas concepções? Paisagem e Ambiente, n. 32, p. 83-118, 2012.
FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas Salvador: EdUfba, 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2016.
G1 RS - Bolsonaro diz que 'cocozinho petrificado em índio' impede licenciamento de obras em passagem pelo RS. In: g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2019/08/12/bolsonaro-diz-que-cocozinho-petrificado-em-indio-impede-licenciamento-de-obras-em-passagem-pelo-rs.ghtml
GADOTTI, Moacir. Educação e poder: introdução à pedagogia do conflito. São Paulo, Cortez, 1985.
INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL (IPHAN). Carta de Bagé ou Carta da Paisagem Cultural. Rio Grande de Sul, 18/08/2007.
LENIAUD, Jean-Michel. O patrimônio recuperado: o exemplo de Saint-Denis. In RIOUX, Jean-Pierre; SIRINELLI, Jean-François. Para uma História Cultural. Editorial Estampa, Lda, Lisboa, 1998.
PINGO, Lisandra Cortes. Uma análise das múltiplas faces de Exu por meio de canções brasileiras: contribuições para reflexões sobre o ensino da cultura e da história africana e afro-brasileira na escola. USP, SP, 2018. In: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-07112018-135629/pt-br.php
PRANDI, Reginaldo. Mitologia dos orixás. São Paulo, Companhia das Letras, 2001.
SOCIEDADE DE ARQUEOLOGIA BRASILEIRA - Nota da Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB) em defesa do Patrimônio Arqueológico Brasileiro In: https://www.sabnet.org/informativo/view?TIPO=1&ID_INFORMATIVO=900
SCIFONI, Simone. Educação e Patrimônio Cultural: reflexões sobre o tema. In: Educação patrimonial: reflexões e práticas. / Átila Bezerra Tolentino (Org.) – João Pessoa: Superintendência do Iphan na Paraíba, 2012.
SOARES, Elza. Exu nas escolas. Álbum: Deus é mulher; DeckDisc, Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=NmDsmHtOgyw, Acesso em 12 fev. 2022.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Caliandra
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
A Revista Caliandra utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.