A Política de Educação Patrimonial do Distrito Federal

aproximações entre escolas e territórios culturais

Autores

Palavras-chave:

Patrimônio Cultural;, Educação Patrimonial; Políticas de Educação Patrimonial; Patrimônio Cultural do Distrito Federal

Resumo

O artigo apresenta as atividades pedagógicas desenvolvidas no âmbito do Projeto Territórios Culturais nos anos letivos de 2022 e 2023 no Centro Cultural Três Poderes e no Cine Brasília. O Projeto Territórios Culturais integra a Política de Educação Patrimonial do Distrito Federal, que garante aos estudantes da rede pública de ensino o acesso ao patrimônio cultural do DF e tem por objetivo a construção de saberes relativos ao patrimônio cultural nas vivências pedagógicas por meio da apreciação, da reflexão crítica, da experimentação e da fruição artística, em conformidade aos pressupostos teóricos do Currículo em Movimento da Educação Básica do Distrito Federal. As visitas mediadas promovidas por meio da aproximação entre os territórios culturais e as unidades de ensino qualificam o olhar de estudantes e professores sobre os territórios, os equipamentos culturais e museais, ressignificando processo de ensino-aprendizagem e contribuindo para a consolidação de noções de pertencimento, identidade, memória, dentre outros conceitos relativos ao campo do patrimônio cultural.

Biografia do Autor

Michelle Cheibub, Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), Distrito Federal, Brasil.

Mestre em Preservação do Patrimônio Cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Professora de Sociologia da Educação Básica da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF).

Referências

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Publicado

2024-07-30

Como Citar

Cheibub, M. (2024). A Política de Educação Patrimonial do Distrito Federal: aproximações entre escolas e territórios culturais. Revista Caliandra, 3(1), 27–48. Recuperado de https://anpuhgoias.com.br/revista/index.php/caliandra/article/view/58