Movimentos sociais urbanos pela patrimonialização de bens culturais em Goiânia e São Paulo no final do séc. XX
Palavras-chave:
patrimônio cultural; movimentos sociais; tombamento; movimentos sociais urbanos.Resumo
O presente artigo objetiva compreender os movimentos sociais pelas patrimonializações de bens culturais no Brasil. Com a finalidade de compreender as reivindicações, optou-se pelo método da história comparada. As principais fontes são o conceito de movimentos sociais de Viana (2016) e as análises das lutas sociais em prol da patrimonialização, em São Paulo por Nigro (2001) e em Goiânia por Oliveira (2015). A comparação entre Goiânia e São Paulo demonstra uma correlação entre essas ramificações dos movimentos sociais urbanos e os debates em torno do patrimônio cultural ocorridos na década de 1970.
Referências
ARAÚJO, M. Núcleo Pioneiro de Goiânia: um patrimônio inteligível? Dissertação (mestrado), Instituto de Estudos Sócio Ambientais – IESA, Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2008.
BARROS, J. História Comparada. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
ARGAN, G. História da arte como história da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Centro Gráfico, 1988.
CHUVA, M. Os arquitetos da memória: sociogênese das práticas de preservação do patrimônio cultural no Brasil (anos 1930-1940). Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2009.
CHUVA, M. Por uma história da noção de patrimônio cultural no Brasil. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, v. 34, p. 147 – 165, 2012.
FONSECA, M. Para além da pedra e cal: por uma concepção ampla de patrimônio cultural. In: ABREU, R. CHAGAS, M. (orgs.). Memória e patrimônio: ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro: DP&A, 2003, p. 56-76.
OLIVEIRA, I. Avenida Goiás: lugar, monumento e memória. Dissertação (mestrado), Programa de Pós-Graduação em Arquitetura – Projeto e Cidade, Faculdade de Artes Visuais (FAV), Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015.
RODRIGUES, C. Territórios do patrimônio: tombamentos e participação social na cidade de São Paulo. Dissertação (mestrado), Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Caliandra
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
A Revista Caliandra utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.