Para além do ‘Pelé louro’
uma história sobre o poder na cultura e a formação de uma instituição secular
Mots-clés :
João Havelange, história das elites, relações internacionais, FIFA.Résumé
O presente texto, uma resenha, tem por objetivo apresentar e analisar o livro “A Dança das cadeiras: a eleição de João Havelange à presidência da FIFA (1950-1974) de Luiz Guilherme Burlamaqui Soares. A obra analisa a ascensão de João Havelange ao posto de presidente da Fédération internationale de Football Association, FIFA, na segunda metade do século XX e seus desdobramentos, bem como, a ação e papel da Instituição que coordena o futebol no cenário global.
Références
BENJAMIN, Walter. O narrador. Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: _____. Magia e Técnica, arte e política - ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras escolhidas, volume I, 2ª edição, São Paulo: Editora Brasiliense, 1987.
BOURDIEU, Pierre. Como é possível ser esportivo?. In: _____. Questões de Sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.
BRECHT, Bertold. Perguntas de um trabalhador que lê. In: BRECHT, Bertold. Poemas: 1913- 1956. Sel. e trad.. Paulo C. Souza. 4ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1990.
BURLAMAQUI, Luiz Guilherme. A dança das cadeiras: A eleição de João Havelange à presidência da FIFA (1950-1974). São Paulo: USP- -Capes; Intermeios, 2020.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Caliandra 2024
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
A Revista Caliandra utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.