Para além do ‘Pelé louro’
uma história sobre o poder na cultura e a formação de uma instituição secular
Palabras clave:
João Havelange, história das elites, relações internacionais, FIFA.Resumen
O presente texto, uma resenha, tem por objetivo apresentar e analisar o livro “A Dança das cadeiras: a eleição de João Havelange à presidência da FIFA (1950-1974) de Luiz Guilherme Burlamaqui Soares. A obra analisa a ascensão de João Havelange ao posto de presidente da Fédération internationale de Football Association, FIFA, na segunda metade do século XX e seus desdobramentos, bem como, a ação e papel da Instituição que coordena o futebol no cenário global.
Citas
BENJAMIN, Walter. O narrador. Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: _____. Magia e Técnica, arte e política - ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras escolhidas, volume I, 2ª edição, São Paulo: Editora Brasiliense, 1987.
BOURDIEU, Pierre. Como é possível ser esportivo?. In: _____. Questões de Sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.
BRECHT, Bertold. Perguntas de um trabalhador que lê. In: BRECHT, Bertold. Poemas: 1913- 1956. Sel. e trad.. Paulo C. Souza. 4ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1990.
BURLAMAQUI, Luiz Guilherme. A dança das cadeiras: A eleição de João Havelange à presidência da FIFA (1950-1974). São Paulo: USP- -Capes; Intermeios, 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Caliandra
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
A Revista Caliandra utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.