Campeonato Brasileiro e a influência dele no estado de Goiás

Autores/as

  • João Gabriel Btedini Brandão Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Palabras clave:

Integration, Football, Politics and Serra Dourada

Resumen

O campeonato brasileiro foi de suma importância, para o projeto integrador que reverberava no país, com a ditadura. A criação do brasileirão em 71 havia uma grande animosidade de diversos estados com a finalidade que algum clube do seu estado, pudesse participar do campeonato.

 

Dentre essa corrida para adentrar ao certame nacional, o estado de Goiás possuía grande interesse em participar, porém, o maior estádio até então, era o estádio Olímpico, no qual, possuía até então 10 mil de capacidade, não era um estádio acanhado, porém, não era um estádio que a CBD (confederação brasileira de desportos), compreendesse como um local certo, para as realizações dos eventos esportivos, faltava-se uma maior capacidade ao estádio.

 

Na concepção da CBD, havia a necessidade dos clubes possuírem maiores estádios, para isso, alguns estados brasileiros dialogavam com o governo, no qual, ajudaram a construir diversos estádios brasileiros, dentre esses, o Serra Dourada. Estádio este, que foi usado como instrumento político tanto do estado de Goiás quanto do governo brasileiro.

 

No início o estádio tem como finalidade de ser um local para a realização de esportes, porém, o Serra Dourada vai mais a fundo que isso, ele consegue dialogar com as estruturas da população, na qual vai se tornando um local de cultura e patrimônio do estado. Tornando-se, assim um símbolo do estado de Goiás. 

Biografía del autor/a

João Gabriel Btedini Brandão, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Possui graduação em História pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

Citas

Fico, Carlos. Ditadura militar brasileira: aproximações teóricas e historiográficas. TEMPO E ARGUMENTO , v. 09, p. 05-74, 2017.

Fico, Carlos . Versões e controvérsias sobre 1964 e a ditadura militar. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 24, n.47, p. 29-60, 2004.

Guterman, Marcos, Médici e o futebol: a utilização do esporte mais popular do Brasil pelo governo mais brutal do regime militar.

Júnior, Ciro Lisita, 30 anos do futebol goiano. Editora Dom Bosco

Malaia, João Manuel Casquinha ; Fortes, Rafael . `Brasil-grande, estádios gigantescos? Toponímia dos estádios públicos da ditadura civil-militar brasileira e os discursos de reconciliação, 1964-1985. Tempo (NITERÓI. ONLINE), v. 27, p. 165-183, 2021.

MASCARENHAS, G. . Entradas e Bandeiras: a conquista do Brasil pelo futebol. 1. ed. rio de janeiro: EdUERJ, 2014. v. 1. 254p .

Ribeiro , Luiz Carlos, Futebol: Por uma história política da paixão nacional. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/historia/article/view/30570/19763>

Santos, de Araújo dos Santos. Futebol e Política: A criação do campeonato nacional de clubes de futebol. 2012

Torneio da integração nacional de 1971, campeoesdofutebol, 2016, url: https://www.campeoesdofutebol.com.br/torneio_integracao_nacional_1971.html, acessado em dia: 26 de setembro.

histórias do futebol goiano, e-book, Jornal O popular, 2021

Publicado

2024-10-13

Cómo citar

Btedini Brandão, J. G. (2024). Campeonato Brasileiro e a influência dele no estado de Goiás. Revista Caliandra, 3(2), 155–166. Recuperado a partir de https://anpuhgoias.com.br/revista/index.php/caliandra/article/view/75