Identificação, preservação e gestão do patrimônio cultural em Mato Grosso
trajetórias, avanços e desafios
Palabras clave:
Patrimônio Cultural, gestão pública, Referências culturaisResumen
O artigo busca traçar os percursos das políticas públicas e dos instrumentos de preservação do patrimônio cultural operados pelo governo do estado Mato Grosso desde a criação de sua Fundação Cultural em 1975 até os dias atuais. A investigação sobre este itinerário objetiva identificar correspondências e dissonâncias entre as práticas de preservação do patrimônio cultural no estado e as tendências e diretrizes a nível nacional e internacional. Busca-se sistematizar informações contidas nos processos técnico-administrativos de tombamento e registro, num esforço de compreensão dos valores atribuídos aos bens culturais reconhecidos e suas relações com os avanços conceituais assegurados por marcos legais e outros instrumentos estruturadores de políticas públicas. A pertinência da pesquisa está fortemente associada à desproporção entre referências a alguns grupos formadores da sociedade representados nos bens culturais acautelados e a diversidade cultural existente no estado. Confirma-se uma tendência, não exclusiva de Mato Grosso, da valorização de bens materiais, sobretudo associadas a grupos e discursos hegemônicos, em detrimento de bens intangíveis ou imateriais. Verifica-se que outros grupos e dinâmicas de ocupação do território são insuficientemente representados no rol do Patrimônio Cultural de Mato Grosso, como povos indígenas, ribeirinhos e quilombolas e suas contribuições para a cultura, através do reconhecimento de manifestações, saberes e práticas. Ademais, Mato Grosso tem uma ocupação pré-histórica e histórica bastante diversa e significativa, que reflete em representativo acervo arqueológico também pouco reconhecido e difundido. Espera-se que o desenvolvimento desta pesquisa associada a uma leitura crítica da prática de preservação de bens culturais por parte de gestores públicos, além da construção de informação e conhecimento, possa favorecer reflexões e avanços na preservação dos bens culturais já acautelados e nos bens a serem reconhecidos, norteando caminhos possíveis para uma gestão pública mais inclusiva, democrática e referenciada na diversidade cultural mato-
grossense.
Citas
BRASIL. DECRETO Nº 3.551, DE 4 DE AGOSTO DE 2000. Institui o Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial que constituem patrimônio cultural brasileiro, cria o Programa Nacional do Patrimônio Imaterial e dá outras providências.
BRASIL. Decreto-Lei nº25, de 30 de novembro de 1937 – Organiza a proteção do patrimônio histórico e artístico nacional.
CHOAY, Françoise. A Alegoria do patrimônio. Trad. Luciano Vieira Machado. São Paulo: Estação Liberdade/ Editora UNESP, 2001.
FIGUEIREDO, Aline. Artes plásticas no centro-oeste. Cuiabá-MT: EdUFMT, 1979.
FONSECA, Maria Cecília Londres. O patrimônio em processo: trajetória da política federal de preservação no Brasil. Rio de Janeiro; UFRJ, IPHAN: 1997.
IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Brasil). Educação Patrimonial : inventários participativos : manual de aplicação / Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional ; texto,Sônia Regina Rampim Florêncio et al. – Brasília-DF, 2016.
______, Centro Nacional de Arqueologia. Patrimônio Arqueológico - Mato Grosso. Disponível em http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/624/ acesso em 10/09/2022.
MATO GROSSO. LEI Nº 3.774, DE 01/01/1976 - ORGANIZA A PROTEÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO ESTADUAL.
MATO GROSSO. LEI Nº 9.107, DE 31 DE MARÇO DE 2009 - Dispõe sobre a proteção do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Estado de Mato Grosso e dá outras providências.
MATO GROSSO. LEI Nº 11.323, DE 23 DE MARÇO DE 2021- D.O.23.03.21- EDIÇÃO EXTRA. Dispõe sobre a proteção do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Estado de Mato Grosso e dá outras providências.
MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. O campo do patrimônio cultural: uma revisão de premissas. I Fórum Nacional do Patrimônio Cultural : Sistema Nacional de Patrimônio Cultural : desafios, estratégias e experiências para uma nova gestão, Ouro Preto/MG, 2009 / Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional; coordenação, Weber Sutti. Brasília, DF : Iphan, 2012.
PIB POVOS INDÍGENAS DO BRASIL - Pesquisa por estado (Mato Grosso). Disponível em https://pib.socioambiental.org/ acesso em 16/09/2022.
REZZIERI, Raphaela. A SEDUÇÃO ESTÉTICA EM LETRAS CUIABANAS: Políticas culturais em Mato Grosso: O caso da Função Cultural (1975-1995). Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Mato Grosso. Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Programa de Pós-Graduação em História, Cuiabá, 2014.
SAIA, L. Compromisso de Brasília. Revista de História, [S. l.], v. 41, n. 84, p. 453-484, 1970. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/129569. Acesso em: 21 set. 2022.
SANT’ANNA, Márcia. Da cidade-monumento à cidade-documento: a norma de preservação de áreas urbanas no Brasil – 1937-1990. Salvador: Oiti Editora, 2014.
TERRAS INDÍGENAS NO BRASIL. Pesquisa por estado (Mato Grosso). Disponível em https://terrasindigenas.org.br/ acesso em 16/09/2022.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Caliandra
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
A Revista Caliandra utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.