A formação da consciência histórica no ensino de História da África e da Cultura Afro-Brasileira
Palabras clave:
Ensino de história africana e afro-brasileira; Cognição Histórica; Educação Histórica; Eurocentrismo; Decolonialismo.Resumen
O presente artigo tem como objetivo analisar as narrativas que reforçou estereótipos acerca da população negra que, de certa forma, foram incorporadas ao sistema educacional brasileiro, fortalecendo o sistema racial brasileiro ao constituir um imaginário social que subalternizou a população negra. A partir disso, vemos como necessário compreender como se dá o entendimento e a utilidade do conhecimento sobre da história dos povos originários, uma vez que o conhecimento histórico não deve ser visto como uma coleção de eventos isolados, mas sim como uma compreensão mais profunda das experiências e contextos que moldaram as sociedades ao longo do tempo. Uma das figuras importantes mencionadas no artigo é o filósofo alemão Immanuel Kant, cujas obras tiveram um papel significativo no fortalecimento da ideia de supremacia e dominação europeia. Isso acabou influenciando vários campos de estudo, inclusive a educação. As narrativas produzidas por Kant contribuíram para a formação de um imaginário social que, em última instância, perpetuou o racismo. É essencial analisar criticamente essas narrativas históricas para entender como elas influenciaram a forma como os povos originários foram representados ao longo do tempo. Ao explorar Consciência Histórica de Jörn Rüsen, é possível entender como o racismo foi fortalecido no país, uma vez que essas narrativas foram incorporadas na sociedade, alimentando estereótipos prejudiciais da população negra. Ao examinar criticamente essas narrativas, podemos trabalhar para construir uma visão inclusiva da educação. Isso envolve reconhecer a importância do conhecimento sobre a História da África e da cultura afro-brasileira para garantir que suas vozes não sejam ouvidas.
Citas
BARCA, Isabel. Educação Histórica: Uma Nova Área de Investigação. Rev. Fac. De Letras. Porto, III, vo. 2. 2001. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/28166273 . Acesso em: 18/11/2022.
BARCA, Isabel. Ideias chave para a educação histórica: uma busca de (inter)identidades. Hist. R., Goiânia, v. 17, n. 1, p. 37-51, jan./jun. 2012. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/314806108. Acesso em: 18/11/2022.
CERRI, Luis Fernando. O Historiador na Reflexão Didática. História & Ensino, Londrina, v. 19, n. 1, p. 27-47, jan./jun. 2013. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/28166273 Acesso em: 18/11/2022.
CERRI, Luis Fernando. Didática da História: uma leitura teórica sobre a História na prática. Revista de História Regional 15(2): 264-278, Inverno, 2010. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Luis-Cerri-2/publication/314341594. Acesso em: 18/11/2022.
DUSSEL, Enrique. Europa, modernidade e Eurocentrismo. Buenos Aires: CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, 2005. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/336603781/Dussel-Europa-Modernidade-e-Eurocentrismo. Acesso em: 18/11/2022.
FELIPE, Delton Aparecido; TERUYA, Teresa Teruya. Nota sobre as políticas em prol do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana na educação escolar. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/312874747_Nota_sobre_as. ar. V. 10 n. 39: set. 2010. Acesso em: 18/11/2022.
GOMES, Nilma Lino. A questão racial na escola: desafios colocados pela implementação da Lei 10.639/03. In: MOREIRA, Antônio Flávio; CANDAU, Vera Maria (Org.) Multiculturalismo: Diferenças Culturais e Práticas Pedagógicas. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.
LEE, Peter. A questão racial na escola: desafios colocados pela implementação da Lei 10.639/03. In. Educar em Revista. Curitiba; EDUFPER, p. 131-150. 2006.
LEE, Peter. Progressão da compreensão dos alunos em História. In: BARCA, Isabel (Org). Jornadas Internacionais de Educação Histórica, I. 2000. Portugal Atas: Perspectivas em Educação Histórica. Portugal: Instituto de Educação e Psicologia - Universidade do Minho: Lusografe, 2001, pp. 13-27.
MOORE, Carlos. Racismo e Sociedade: Novas bases epistemológicas para a compreensão do Racismo na História. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2007.
MUNANGA, Kabengele. Por que ensinar a história da África e do negro no Brasil de hoje? Rev. Inst. Estud. Bras. no. 62, São Paulo, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rieb/a/WxGPWdcytJgSnNKJQ7dMVGz Acesso em: 18/11/2022.
MUNANGA, Kabengele. Uma Abordagem Conceitual das Noções de Raça, Racismo, Identidade e Etnia. Palestra proferida no 3º Seminário Nacional Relações Raciais e Educação-PENESB-RJ, 05/11/2003.
MUNANGA, Kabengele. O encobrimento do outro. In: tradução Jaime A. Clasen. Petrópolis, Vozes, 1993.
MUNANGA, Kabengele. “O herói negro no ensino de História do Brasil: representações e usos das figuras de Zumbi e Henrique Dias nos compêndios didáticos brasileiros”, In: ABREU, Martha; GONTIJO, Rebeca; SOIHET, Raquel (Org). Cultura política e leituras do passado: historiografia e ensino de história. Rio: Civilização Brasileira, 2007, p. 213-228.
PIZA, Suze Pansarelli; PASARELLI, Daniel. Eurocentrismo e racismo ou Em torno da periculosidade das teorias. São Paulo, 2016. Disponível em: https://www.academia.edu/53124901/Eurocentrismo_e_Racismo_Ou_Em_Torno_Da. Acesso em: 23/11/2022.
RÜSEN, Jörn. “Narração histórica: fundações, tipos, razão”, In: MALERBA, Jurandir (Org.) História e narrativa. A ciência e a arte da escrita histórica. Petrópolis: Vozes, 2016, p. 45-58.
RÜSEN, Jörn. Didática da História: passado, presente e perspectivas a partir do caso alemão. Práxis Educativa. Ponta Grossa, PR. v. 1, n. 2, p. 07 – 16, jul./dez. 2006. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/26634743_Didatica_da_historia_passado. Acesso em: 23/11/2022.
SILVA, José Alexandre; MARÇAL, Maria Antônia. MUNANGA, Kabengele. Origens africanas do Brasil contemporâneo: histórias, línguas, culturas e civilizações. 3ª ed – São Paulo: Gaudí Editorial, 2012.
SILVA, Helder Kuiawinski. A cultura Afro como norteadora da cultura brasileira. Rio Grande do Sul: PERSPECTIVA, Erechim. V. 38, n.144, p. 25-35, dezembro/2014. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/420152977/A-CULTURA-AFRO-COMO. Acesso em: 23/11/2022.
UIARRA, André. África no Imaginário Social: Desconstruindo o pessimismo negativista que ronda o continente e o ser africano. Acontece Faccamp, 2014. Disponível em: https://www.unifaccamp.edu.br/acontece/pdf_acontece/568.pdf . Acesso em: 23/11/2022.
VALÉRIO, Wanderley. Uma análise crítica do negro nos livros didáticos e a discriminação racial no interior da escola. Governo do Estado do Paraná, artigos PDE, 2013. Disponível em: www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoe… Acesso em: 23/11/2022.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Caliandra
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
A Revista Caliandra utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.