A Educação Patrimonial e as Contribuições da História Pública para a Preservação da Herança Afro-Brasileira
Joias crioulas para “escravas de ganho” pretas e pardas
Palabras clave:
Educação Patrimonial. História Pública. Herança afro-brasileira. Joias CrioulasResumen
A presente pesquisa de caráter narrativo tem como objetivo refletir acerca das contribuições da História Pública para a manutenção do patrimônio material e imaterial dos povos afro-brasileiros. Podemos definir patrimônio como uma forma de herança transmitida entre as gerações. Tais elementos representam a identidade e a cultura de um povo. Entretanto, para os afrodescendentes, herdeiros dos povos escravizados, a opressão causou o apagamento de escrituras, canções, danças, performances e as histórias de resistência à exemplo dos ornamentos das negras, um componente do hibridismo cultural presente no período colonial e que atesta participação social. Defendemos que este segmento da joalheria brasileira, denominada “joias crioulas” faça parte da educação patrimonial afim de promover um vínculo intelectual, afetivo e de pertencimento entre os educandos, estimulando-os à identificação cultural.
Citas
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