Quem produz patrimônio? O que é patrimônio? A quem pertence o patrimônio? Para quê e por que falar de patrimônio?

Autores/as

Palabras clave:

Patrimônio Cultural, História, Trabalho

Resumen

O presente texto traz a proposta elaborada para a gestão do GT História e Patrimônio Cultural da Anpuh-GO para o período de 2020-22. O objeto de estudo é o Patrimônio Cultural e o ofício da história na problematização da temática. Nosso objetivo é debater o Patrimônio como categoria, trazendo indagações sobre quem produz o patrimônio; o que é; a quem pertence; para quê e por que falar de patrimônio? No afã de buscar por respostas, nos inspiramos em alguns autores e nos colocamos em diálogo com a obra organizada por Maria Amália P. A. Andery (2006) e a abordagem sobre o conceito de Ciência na história Moderna; no debate sobre o valor atribuído aos objetos como produção humana, de Guilio Carlo Argan (1998); nas reflexões sobre Modernidade elaboradas por Walter Benjamin (1987); na discussão sobre temporalidade das narrativas no tempo, construído por Alessandro Portelli (1997), tendo como eixo fundamental, a categoria trabalho na perspectiva de Mário Alighiero Manacorda (2007). A problematização do Patrimônio como categoria e objeto da História à partir do Trabalho como atividade vital humana nos coloca o desafio de entender que o Patrimônio está em tudo, pois está em toda produção humana, independente do valor a ele atribuído no decorrer dos tempos, mas sobretudo está também na natureza, que em contato com a ação planejada humana, a transforma e nos transforma, tornando-se também a natureza elemento patrimonial importante para a sobrevivência dos seres humanos. O Patrimônio é, portanto, oriundo do pensamento, elemento eminentemente humano, e diz respeito ao modo como seguimos produzindo história ao longo dos tempos, agregando conhecimentos, transformando espaços, e como seres sociais que somos, produzindo cultura e estabelecendo relações de poder por meio do Trabalho, atividade que nos diferencia dos animais. Desse modo, pensar o Patrimônio é pensá-lo no plural, produzido por muitos. Por fim, falar de Patrimônio é um modo de nos olharmos e nos posicionarmos porque queremos o reconhecimento de determinada referência cultural e não de outra. Patrimônios são, enfim, produção da Humanidade e desse modo pertence a todos e todas.

Citas

ANDERY, Maria Amália P. A. (org). Para Compreender uma perspectiva histórica. Rio de Janeiro: Garamond, 2006.

ARGAN, Giulio Carlo. História da Arte como História da Cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

BENJAMIN, Walter. A Modernidade, In Obras Escolhidas III. São Paulo: Brasiliense, 1987.

MANACORDA, Mário Alighiero. Marx e a Pedagogia Moderna – O que é trabalho. Campinas: Alínea, 2007.

PORTELLI, Alessandro. Tentando Aprender um Pouquinho. Algumas reflexões sobre ética na história oral. Revista Projeto História. São Paulo (15: 13-49), abril,1997.

Publicado

2021-09-20

Cómo citar

Gomide, C. H. . (2021). Quem produz patrimônio? O que é patrimônio? A quem pertence o patrimônio? Para quê e por que falar de patrimônio?. Revista Caliandra, 1(Especial), 45–50. Recuperado a partir de https://anpuhgoias.com.br/revista/index.php/caliandra/article/view/2

Número

Sección

Espaço dos GT's