Quem produz patrimônio? O que é patrimônio? A quem pertence o patrimônio? Para quê e por que falar de patrimônio?
Palabras clave:
Patrimônio Cultural, História, TrabalhoResumen
O presente texto traz a proposta elaborada para a gestão do GT História e Patrimônio Cultural da Anpuh-GO para o período de 2020-22. O objeto de estudo é o Patrimônio Cultural e o ofício da história na problematização da temática. Nosso objetivo é debater o Patrimônio como categoria, trazendo indagações sobre quem produz o patrimônio; o que é; a quem pertence; para quê e por que falar de patrimônio? No afã de buscar por respostas, nos inspiramos em alguns autores e nos colocamos em diálogo com a obra organizada por Maria Amália P. A. Andery (2006) e a abordagem sobre o conceito de Ciência na história Moderna; no debate sobre o valor atribuído aos objetos como produção humana, de Guilio Carlo Argan (1998); nas reflexões sobre Modernidade elaboradas por Walter Benjamin (1987); na discussão sobre temporalidade das narrativas no tempo, construído por Alessandro Portelli (1997), tendo como eixo fundamental, a categoria trabalho na perspectiva de Mário Alighiero Manacorda (2007). A problematização do Patrimônio como categoria e objeto da História à partir do Trabalho como atividade vital humana nos coloca o desafio de entender que o Patrimônio está em tudo, pois está em toda produção humana, independente do valor a ele atribuído no decorrer dos tempos, mas sobretudo está também na natureza, que em contato com a ação planejada humana, a transforma e nos transforma, tornando-se também a natureza elemento patrimonial importante para a sobrevivência dos seres humanos. O Patrimônio é, portanto, oriundo do pensamento, elemento eminentemente humano, e diz respeito ao modo como seguimos produzindo história ao longo dos tempos, agregando conhecimentos, transformando espaços, e como seres sociais que somos, produzindo cultura e estabelecendo relações de poder por meio do Trabalho, atividade que nos diferencia dos animais. Desse modo, pensar o Patrimônio é pensá-lo no plural, produzido por muitos. Por fim, falar de Patrimônio é um modo de nos olharmos e nos posicionarmos porque queremos o reconhecimento de determinada referência cultural e não de outra. Patrimônios são, enfim, produção da Humanidade e desse modo pertence a todos e todas.
Citas
ANDERY, Maria Amália P. A. (org). Para Compreender uma perspectiva histórica. Rio de Janeiro: Garamond, 2006.
ARGAN, Giulio Carlo. História da Arte como História da Cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
BENJAMIN, Walter. A Modernidade, In Obras Escolhidas III. São Paulo: Brasiliense, 1987.
MANACORDA, Mário Alighiero. Marx e a Pedagogia Moderna – O que é trabalho. Campinas: Alínea, 2007.
PORTELLI, Alessandro. Tentando Aprender um Pouquinho. Algumas reflexões sobre ética na história oral. Revista Projeto História. São Paulo (15: 13-49), abril,1997.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista Caliandra
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
A Revista Caliandra utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.