Apresentação

o passado que o presente carrega educação patrimonial e as histórias públicas que construímos

Autores

  • Cristina Helou Gomide Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil, cristinahelou@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-8333-0667
  • Jiani Fernando Langaro Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil, jflangaro@ufg.br

Resumo

.

Biografia do Autor

Cristina Helou Gomide, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil, cristinahelou@gmail.com

Graduada e Mestre em História pela UFG. Doutora em História pela PUC-SP. Professora de Ciências Humanas na FE-UFG. Trabalha com as categorias fundamentais das Ciências Humanas: Tempo, Espaço, Relações Sociais, Cultura e Política. Investiga questões relacionadas a Patrimônio, Museu, Histórias Públicas com ênfase no Ensino de História, História Regional e do Brasil.

Jiani Fernando Langaro, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil, jflangaro@ufg.br

Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, mestre em História Social pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU e doutor em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Professor adjunto da Faculdade de História e membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em História – PPGH e do Mestrado Profissional em Ensino de História – PROFHISTÓRIA da Universidade Federal de Goiás – UFG.

Referências

ARGAN, Giulio Carlo. História da Arte como História da Cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

KALLÁS, Ana Lima. Usos públicos da história: origens do debate e desdobramentos no ensino de história. Revista História Hoje, v.6, n.12, p.130-157, dez/2017, EDUSP, SP.

LIDDINGTON, Jill. O que é história pública? ALMEIDA, Juniele Rabêlo; ROVAI, Marta Gouveia de Oliveira. (org). Introdução à História Pública. São Paulo: Letra e Voz, 2011. p. 31-52.

MAUAD, Ana Maria; SANTHIAGO, Ricardo; BORGES, Viviane Trindade (Orgs.). Que história pública queremos? / What public history we want? São Paulo: Letra e Voz, 2018.

SCHMIDT, Benito Bisso. Qual a relação entre a história pública e a profissionalização do historiador? In: MAUAD, Ana Maria; SANTHIAGO, Ricardo; BORGES, Viviane Trindade (Orgs.). Que história pública queremos? / What public history we want? São Paulo: Letra e Voz, 2018. pp. 17-22.

SHOPES, Linda. A evolução do relacionamento entre história oral e história pública. In: MAUAD, Ana Maria; SANTHIAGO, Ricardo; BORGES, Viviane Trindade. História pública no Brasil: sentidos e itinerários. São Paulo: Letra & Voz, 2016. p. 71-85.

TOLENTINO, Átila Bezerra. EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES: DIÁLOGOS, DILEMAS E INTERFACES. In Rev. CPC, São Paulo, n.27 especial, p.133-148, jan./jul. 2019.

WILLIAMS, Raymond. Marxismo e literatura. Rio de Janeiro: Zahar ed., 1979.

Downloads

Publicado

2022-07-18

Como Citar

Gomide, C. H. ., & Langaro, J. F. (2022). Apresentação : o passado que o presente carrega educação patrimonial e as histórias públicas que construímos. Revista Caliandra, 2(1), 1–6. Recuperado de https://anpuhgoias.com.br/revista/index.php/caliandra/article/view/26