Campeonato Brasileiro e a influência dele no estado de Goiás
Palavras-chave:
Integration, Football, Politics and Serra DouradaResumo
O campeonato brasileiro foi de suma importância, para o projeto integrador que reverberava no país, com a ditadura. A criação do brasileirão em 71 havia uma grande animosidade de diversos estados com a finalidade que algum clube do seu estado, pudesse participar do campeonato.
Dentre essa corrida para adentrar ao certame nacional, o estado de Goiás possuía grande interesse em participar, porém, o maior estádio até então, era o estádio Olímpico, no qual, possuía até então 10 mil de capacidade, não era um estádio acanhado, porém, não era um estádio que a CBD (confederação brasileira de desportos), compreendesse como um local certo, para as realizações dos eventos esportivos, faltava-se uma maior capacidade ao estádio.
Na concepção da CBD, havia a necessidade dos clubes possuírem maiores estádios, para isso, alguns estados brasileiros dialogavam com o governo, no qual, ajudaram a construir diversos estádios brasileiros, dentre esses, o Serra Dourada. Estádio este, que foi usado como instrumento político tanto do estado de Goiás quanto do governo brasileiro.
No início o estádio tem como finalidade de ser um local para a realização de esportes, porém, o Serra Dourada vai mais a fundo que isso, ele consegue dialogar com as estruturas da população, na qual vai se tornando um local de cultura e patrimônio do estado. Tornando-se, assim um símbolo do estado de Goiás.
Referências
Fico, Carlos. Ditadura militar brasileira: aproximações teóricas e historiográficas. TEMPO E ARGUMENTO , v. 09, p. 05-74, 2017.
Fico, Carlos . Versões e controvérsias sobre 1964 e a ditadura militar. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 24, n.47, p. 29-60, 2004.
Guterman, Marcos, Médici e o futebol: a utilização do esporte mais popular do Brasil pelo governo mais brutal do regime militar.
Júnior, Ciro Lisita, 30 anos do futebol goiano. Editora Dom Bosco
Malaia, João Manuel Casquinha ; Fortes, Rafael . `Brasil-grande, estádios gigantescos? Toponímia dos estádios públicos da ditadura civil-militar brasileira e os discursos de reconciliação, 1964-1985. Tempo (NITERÓI. ONLINE), v. 27, p. 165-183, 2021.
MASCARENHAS, G. . Entradas e Bandeiras: a conquista do Brasil pelo futebol. 1. ed. rio de janeiro: EdUERJ, 2014. v. 1. 254p .
Ribeiro , Luiz Carlos, Futebol: Por uma história política da paixão nacional. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/historia/article/view/30570/19763>
Santos, de Araújo dos Santos. Futebol e Política: A criação do campeonato nacional de clubes de futebol. 2012
Torneio da integração nacional de 1971, campeoesdofutebol, 2016, url: https://www.campeoesdofutebol.com.br/torneio_integracao_nacional_1971.html, acessado em dia: 26 de setembro.
histórias do futebol goiano, e-book, Jornal O popular, 2021
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Caliandra
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
A Revista Caliandra utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.