Movimentos sociais urbanos pela patrimonialização de bens culturais em Goiânia e São Paulo no final do séc. XX

Autores

  • Natane Rincon Azevedo Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

patrimônio cultural; movimentos sociais; tombamento; movimentos sociais urbanos.

Resumo

O presente artigo objetiva compreender os movimentos sociais pelas patrimonializações de bens culturais no Brasil. Com a finalidade de compreender as reivindicações, optou-se pelo método da história comparada. As principais fontes são o conceito de movimentos sociais de Viana (2016) e as análises das lutas sociais em prol da patrimonialização, em São Paulo por Nigro (2001) e em Goiânia por Oliveira (2015). A comparação entre Goiânia e São Paulo demonstra uma correlação entre essas ramificações dos movimentos sociais urbanos e os debates em torno do patrimônio cultural ocorridos na década de 1970.

Biografia do Autor

Natane Rincon Azevedo, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Jornalismo pela Faculdade Sul-Americana (2016). Atualmente é Mestranda em História (PPGH/UFG). Bolsista FAPEG.

Referências

ARAÚJO, M. Núcleo Pioneiro de Goiânia: um patrimônio inteligível? Dissertação (mestrado), Instituto de Estudos Sócio Ambientais – IESA, Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2008.

BARROS, J. História Comparada. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

ARGAN, G. História da arte como história da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Centro Gráfico, 1988.

CHUVA, M. Os arquitetos da memória: sociogênese das práticas de preservação do patrimônio cultural no Brasil (anos 1930-1940). Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2009.

CHUVA, M. Por uma história da noção de patrimônio cultural no Brasil. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, v. 34, p. 147 – 165, 2012.

FONSECA, M. Para além da pedra e cal: por uma concepção ampla de patrimônio cultural. In: ABREU, R. CHAGAS, M. (orgs.). Memória e patrimônio: ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro: DP&A, 2003, p. 56-76.

OLIVEIRA, I. Avenida Goiás: lugar, monumento e memória. Dissertação (mestrado), Programa de Pós-Graduação em Arquitetura – Projeto e Cidade, Faculdade de Artes Visuais (FAV), Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015.

RODRIGUES, C. Territórios do patrimônio: tombamentos e participação social na cidade de São Paulo. Dissertação (mestrado), Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.

Downloads

Publicado

2022-07-18

Como Citar

Rincon Azevedo, N. (2022). Movimentos sociais urbanos pela patrimonialização de bens culturais em Goiânia e São Paulo no final do séc. XX. Revista Caliandra, 2(1), 17–30. Recuperado de https://anpuhgoias.com.br/revista/index.php/caliandra/article/view/22