A Educação Patrimonial e as Contribuições da História Pública para a Preservação da Herança Afro-Brasileira

Joias crioulas para “escravas de ganho” pretas e pardas

Autores

  • Alcione Aparecida da Silva UNESPAR - Campo Mourão PR
  • Eulália Maria Aparecida de Moraes

Palavras-chave:

Educação Patrimonial. História Pública. Herança afro-brasileira. Joias Crioulas

Resumo

A presente pesquisa de caráter narrativo tem como objetivo refletir acerca das contribuições da História Pública para a manutenção do patrimônio material e imaterial dos povos afro-brasileiros. Podemos definir patrimônio como uma forma de herança transmitida entre as gerações. Tais elementos representam a identidade e a cultura de um povo. Entretanto, para os afrodescendentes, herdeiros dos povos escravizados, a opressão causou o apagamento de escrituras, canções, danças, performances e as histórias de resistência à exemplo dos ornamentos das negras, um componente do hibridismo cultural presente no período colonial e que atesta participação social. Defendemos que este segmento da joalheria brasileira, denominada “joias crioulas” faça parte da educação patrimonial afim de promover um vínculo intelectual, afetivo e de pertencimento entre os educandos, estimulando-os à identificação cultural.

Biografia do Autor

Alcione Aparecida da Silva, UNESPAR - Campo Mourão PR

Mestranda em História Pública na Universidade Estadual do Paraná - Campo Mourão. Possui graduação em História pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (2004), graduação em Segunda Licenciatura em Letras - Habilitação em Espanhol pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (2020), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz (2015) e graduação em Artes Visuais pelo Centro Universitário de Jales (2013). Atua como professora na rede pública na Prefeitura Municipal de Ribeirão do Pinhal - PR. 

Eulália Maria Aparecida de Moraes

Doutora em História Social, "Cultura e Poder" (2006) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora Associada da Universidade Estadual do Paraná - Campus de Paranavaí - Departamento de História. Membro permanente do corpo docente do Mestrado Profissional em História, ProfHistória - Campus de Campo Mourão/ Pr. Professora colaboradora do Mestrado em História Pública da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR/ Campus de Campo Mourão.

Referências

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Publicado

2022-07-18

Como Citar

Aparecida da Silva, A., & Maria Aparecida de Moraes, E. . (2022). A Educação Patrimonial e as Contribuições da História Pública para a Preservação da Herança Afro-Brasileira: Joias crioulas para “escravas de ganho” pretas e pardas. Revista Caliandra, 2(1), 40–44. Recuperado de https://anpuhgoias.com.br/revista/index.php/caliandra/article/view/21