Televisão, Futebol e História Pública
as reportagens sobre o centenário do Cruzeiro no telejornalismo esportivo da Rede Globo (2021)
Resumen
O presente artigo apresenta resultados ligados ao projeto de iniciação científica financiado pelo CNPq, que possuiu por objetivo analisar as reportagens do telejornalismo esportivo da Rede Globo sobre o centenário do Cruzeiro Esporte Clube. Em 2021, o clube completou 100 anos e a efeméride foi tema de 15 reportagens de programas esportivos da emissora. A partir do visionamento dessas reportagens na plataforma de streaming Globoplay pretendeu-se investigar de que modo foi construída a história do centenário do clube, além de entender de que maneira a história pública do futebol vem sendo construída e vinculada pela televisão.
Citas
ALVES, Rogério Othon Teixeira. Club Athletico Mineiro X Societá Sportiva Palestra Italia: Indícios do nascedouro de uma rivalidade centenária. Recorde: Revista de História do Esporte, v. 14, n. 2, 2021.
AMARANTE, W. Pode o passado virar notícia? A divulgação de História e a participação de historiadoras e historiadores no telejornal Bom Dia Tocantins (2013-2019). In: Thiago Groh. (Org.). Ensino de História: mídias e BNCC. 1ed.Araguaína: EDUFNT, 2022, v., p. 7-16.
BUSSETO, Áureo. Sintonia com o contemporâneo: a TV como objeto e fonte da história. In: BEIRED, José Luis Bendicho; BARBOSA, Carlos Alberto Sampaio. Política e identidade cultural na América Latina. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. p. 153-175.
CAMPOS, Flavio de; ALFONSI, Daniela. Futebol objeto das Ciências Humanas. São Paulo: Leya, 2014.
COELHO, Paulo Vinícius. Jornalismo esportivo. São Paulo: Editora Contexto, 2003.
FRANCO JUNIOR, Hilário. A dança dos deuses: futebol, sociedade e cultura. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
FRANCO JUNIOR, Hilário. Dando tratos à bola: ensaios sobre futebol. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
GIGLIO, Sérgio Settani; PRONI, Marcelo Weishaupt. (Orgs.). O futebol nas ciências humanas no Brasil. Campinas: Editora da Unicamp, 2020.
GIULIANOTTI, Richard. Sociologia do futebol: dimensões históricas e socioculturais do esporte. São Paulo: Nova Alexandria, 2002.
GUTTERMAN, Marcos. O futebol explica o Brasil: uma história da maior expressão popular do país. São Paulo: Editora Contexto, 2010.
KORNIS, Mônica Almeida. Cinema, televisão e história. Editora Schwarcz-Companhia das Letras, 2008.
LADEIRA, Flávia Toledo. A criminalização das torcidas organizadas de futebol. 2009. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil.
MARCOLAN, Letícia; LAGE, Marcus Vinícius Costa. Era uma vez… um clube grande (V): Cruzeiro e a “Era Brandi”. Ludopédio, São Paulo, v. 141, n. 19, 2021.
MAUAD, Ana Maria; ALMEIDA, Juniele Rabêlo de; SANTHIAGO, Ricardo (orgs). História pública no Brasil: Sentidos e itinerários. São Paulo: Letra e Voz, 2016.
MOURA, Rodrigo Caldeira Bagni. Se vencer o Palestra, vence a “bella” e “legendária” pátria italiana: uma história comparada dos Palestras Itália de São Paulo e de Belo Horizonte (1914-1933). 2016. Tese de Doutorado. Tese (Doutorado em História Comparada), Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro.
MURRAY, Bill. Uma história do futebol. São Paulo: Hedra, 2000.
TELLES, Marcio. O Padrão Globo de Jornalismo Esportivo dez anos depois: problematizando um consenso. FuLiA/UFMG, v. 5, n. 1, 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Caliandra
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
A Revista Caliandra utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.