Televisão, Futebol e História Pública

as reportagens sobre o centenário do Cruzeiro no telejornalismo esportivo da Rede Globo (2021)

Autores/as

Resumen

O presente artigo apresenta resultados ligados ao projeto de iniciação científica financiado pelo CNPq, que possuiu por objetivo analisar as reportagens do telejornalismo esportivo da Rede Globo sobre o centenário do Cruzeiro Esporte Clube. Em 2021, o clube completou 100 anos e a efeméride foi tema de 15 reportagens de programas esportivos da emissora. A partir do visionamento dessas reportagens na plataforma de streaming Globoplay pretendeu-se investigar de que modo foi construída a história do centenário do clube, além de entender de que maneira a história pública do futebol vem sendo construída e vinculada pela televisão.

Biografía del autor/a

Maria Eduarda Cavichioli da Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Graduanda em História pela Universidade Federal de Uberlândia.

Citas

ALVES, Rogério Othon Teixeira. Club Athletico Mineiro X Societá Sportiva Palestra Italia: Indícios do nascedouro de uma rivalidade centenária. Recorde: Revista de História do Esporte, v. 14, n. 2, 2021.

AMARANTE, W. Pode o passado virar notícia? A divulgação de História e a participação de historiadoras e historiadores no telejornal Bom Dia Tocantins (2013-2019). In: Thiago Groh. (Org.). Ensino de História: mídias e BNCC. 1ed.Araguaína: EDUFNT, 2022, v., p. 7-16.

BUSSETO, Áureo. Sintonia com o contemporâneo: a TV como objeto e fonte da história. In: BEIRED, José Luis Bendicho; BARBOSA, Carlos Alberto Sampaio. Política e identidade cultural na América Latina. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. p. 153-175.

CAMPOS, Flavio de; ALFONSI, Daniela. Futebol objeto das Ciências Humanas. São Paulo: Leya, 2014.

COELHO, Paulo Vinícius. Jornalismo esportivo. São Paulo: Editora Contexto, 2003.

FRANCO JUNIOR, Hilário. A dança dos deuses: futebol, sociedade e cultura. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

FRANCO JUNIOR, Hilário. Dando tratos à bola: ensaios sobre futebol. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

GIGLIO, Sérgio Settani; PRONI, Marcelo Weishaupt. (Orgs.). O futebol nas ciências humanas no Brasil. Campinas: Editora da Unicamp, 2020.

GIULIANOTTI, Richard. Sociologia do futebol: dimensões históricas e socioculturais do esporte. São Paulo: Nova Alexandria, 2002.

GUTTERMAN, Marcos. O futebol explica o Brasil: uma história da maior expressão popular do país. São Paulo: Editora Contexto, 2010.

KORNIS, Mônica Almeida. Cinema, televisão e história. Editora Schwarcz-Companhia das Letras, 2008.

LADEIRA, Flávia Toledo. A criminalização das torcidas organizadas de futebol. 2009. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil.

MARCOLAN, Letícia; LAGE, Marcus Vinícius Costa. Era uma vez… um clube grande (V): Cruzeiro e a “Era Brandi”. Ludopédio, São Paulo, v. 141, n. 19, 2021.

MAUAD, Ana Maria; ALMEIDA, Juniele Rabêlo de; SANTHIAGO, Ricardo (orgs). História pública no Brasil: Sentidos e itinerários. São Paulo: Letra e Voz, 2016.

MOURA, Rodrigo Caldeira Bagni. Se vencer o Palestra, vence a “bella” e “legendária” pátria italiana: uma história comparada dos Palestras Itália de São Paulo e de Belo Horizonte (1914-1933). 2016. Tese de Doutorado. Tese (Doutorado em História Comparada), Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro.

MURRAY, Bill. Uma história do futebol. São Paulo: Hedra, 2000.

TELLES, Marcio. O Padrão Globo de Jornalismo Esportivo dez anos depois: problematizando um consenso. FuLiA/UFMG, v. 5, n. 1, 2020.

Publicado

2024-10-13

Cómo citar

Cavichioli da Silva, M. E. (2024). Televisão, Futebol e História Pública : as reportagens sobre o centenário do Cruzeiro no telejornalismo esportivo da Rede Globo (2021). Revista Caliandra, 3(2), 41–49. Recuperado a partir de https://anpuhgoias.com.br/revista/index.php/caliandra/article/view/88