Parnaíba, a primogênita do futebol no Piauí

desenvolvimento do esporte e os primeiros times (1905-1925)

Autores/as

  • João Vitor Santos Almeida Universidade Estadual do Piaui

Palabras clave:

Futebol; História; Parnaíba; Piauí.

Resumen

O presente trabalho busca analisar como o futebol chegou em Parnaíba, estado do Piauí, durante as duas primeiras décadas do século XX, compreendendo a introdução do esporte, seu processo de popularização e desenvolvimento, a organização dos primeiros times e clubes da cidade, suas relações com clubes de estados vizinhos. Em diálogo com a bibliografia dedicada ao tema, serão abordados os panoramas da produção historiográfica sobre a introdução do futebol no Brasil e na cidade de Parnaíba, no período de 1905 a 1925, em articulação com a análise de fontes da imprensa levantadas por meio de pesquisas na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, visando aprofundar o estudo sobre certos aspectos da história local dedicada ao futebol, ainda profundamente marcada por narrativas memoriais que por vezes enquadram as interpretações históricas.

Biografía del autor/a

João Vitor Santos Almeida, Universidade Estadual do Piaui

Graduando em História pela Universidade Estadual do Piaui.

Citas

REFERÊNCIAS

Bibliografia

ARAÚJO, José Bruno de. Casa Inglesa: um inglês uma família uma história.

Parnaíba: Sieart, 2019.

BARBOSA, Edson Gayoso C. Branco. O Parnaíba: contribuição a história de sua navegação. Teresina: Projeto Petrônio Portela, 1986.

BRITO, José de Paulo. Memórias urbanas: uma viagem ao passado do futebol em Parnaíba. Parnaíba: [s.n.], 2011.

CERQUEIRA, Maria Dalva Fontenele. A ferrovia e o futebol: histórias e memórias do futebol em Parnaíba (PI). Revista Piauiense de História Social e do Trabalho. v.2. n.2. 2016. p. 51-62.

FONSÊCA, Natália Raposo da; UCHÔA, Valéria Romano; CARVALHO, Bruna Sampaio de; FERREIRA, Guida Mendonça Figueiredo. Aluísio Azevedo e a imprensa maranhense do século XIX. In: Anais do XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da

municação. Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM). 2008. Disponível em

<http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2008/resumos/R3-1269-1.pdf>.

FRANCO JUNIOR, Hilário. A dança dos deuses: futebol, sociedade e cultura. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

GASPAR, Lúcia; BARBOSA, Virginia. O futebol brasileiro, 1894 a 2013: uma bibliografia. Recife: Fundação Joaquim Nabuco; Ministério do Esporte, 2013.

GIGLIO, Sérgio Settani; PRONI, Marcelo Weishaupt. (orgs.). O futebol nas ciências humanas no Brasil. Campinas: Editora da Unicamp, 2020.

GIGLIO, Sérgio Settani; SPAGGIARI, Enrico. A produção das ciências humanas sobre o futebol no Brasil: um panorama. In: Revista de História. São Paulo, jul.-dez. 2010. n. 163. p. 293-350.

HOLANDA, Bernardo Buarque de; FONTES, Paulo (orgs.). Futebol e Mundos do trabalho no Brasil. Rio de Janeiro: Eduerj, 2021.

LOPES, José Sérgio Leite. Classe, etnicidade e cor na formação do futebol brasileiro. In: BATALHA, Cláudio; SILVA, Fernando Teixeira da; FORTES, Alexandre (Orgs.). Culturas de classe: identidades e diversidade na formação do operariado. Campinas: Ed. Unicamp, 2004. p. 121-163.

MASCARENHAS, Gilmar. Entradas e bandeiras: a conquista do Brasil pelo Futebol. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2014.

NASCIMENTO, João Batista de Oliveira. Parnaíba: terra do futebol. Fortaleza: Premius, 2013.

OLIVEIRA FILHO, Severino Gomes de. 100 anos de futebol. Teresina: Halley, 2005.

PEREIRA, Leonardo Affonso de Miranda. Footballmania: Uma história social do Futebol no Rio de Janeiro (1902-1938). Campinas: Tese de Doutorado em História, Universidade Estadual de Campinas, 1998.

REBELO, Goethe Pires de Lima. Tempos que não voltam mais. Rio de Janeiro: ADOIS Gráfica e Editora Ltda., 1984.

REGO, Junia Motta Antonaccio Napoleão. Dos sertões aos mares: história do comércio e dos comerciantes da cidade de Parnaíba, Piauí. Teresina: EdUFPI, 2013.

SANTOS, João Manuel Casquinha Malaia. Futebol e história. In: GIGLIO, Sérgio Settani; PRONI, Marcelo Weishaupt. (Orgs.). O futebol nas ciências humanas no Brasil. Campinas: Editora da Unicamp, 2020. p. 139-151.

SILVA, Alexandre Wellington da. Parnahyba dos pobres: cotidiano e sobrevivência no litoral do Piauí (1890-1920). Parnaíba: Taipa Editorial, 2021.

VAZ, Leopoldo Gil Dulcio. O futebol em São Luís (Maranhão-Brasil) 1907-1917. In: Revista Digital. Buenos Aires: ago. 2003. a. 9. n. 63. Disponível em

<https://efdeportes.com/efd63/saoluis.htm>.

Fontes

ALMANAK LAEMMERT. Periódico. Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional. Disponível em <http://memoria.bn.br/hdb/periodico.aspx>.

ALMANAQUE DA PARNAÍBA. Periódico. Plataforma Mundos do Trabalho Piauí. Disponível em <http://www.mundosdotrabalhopi.com.br/p/almanaques-da- parnaiba_2.html>.

DIÁRIO DE S. LUIZ. Periódico. Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional. Disponível em <http://memoria.bn.br/hdb/periodico.aspx>.

FON FON. Periódico. Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional. Disponível em

<http://memoria.bn.br/hdb/periodico.aspx>.

O JORNAL. Periódico. Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional. Disponível em

<http://memoria.bn.br/hdb/periodico.aspx>.

PACOTILHA. Periódico. Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional. Disponível em

<http://memoria.bn.br/hdb/periodico.aspx>.

PARNAÍBA DAS ANTIGAS. Facebook. Disponível em

<https://www.facebook.com/groups/parnaibadasantigas>.

VERMINOSOS POR FUTEBOL. 11 curiosidades sobre o Craven Cottage. 16 dez. 2014. Disponível em <https://www.verminososporfutebol.com.br/viagem-no-tempo/11- curiosidades-sobre-o-craven-cottage/>.

Publicado

2024-10-13

Cómo citar

Santos Almeida, J. V. (2024). Parnaíba, a primogênita do futebol no Piauí: desenvolvimento do esporte e os primeiros times (1905-1925). Revista Caliandra, 3(2), 132–154. Recuperado a partir de https://anpuhgoias.com.br/revista/index.php/caliandra/article/view/76