Grupo De Trabalho História e Culturas Indígenas da ANPUH – GOIÁS

concepção e perspectivas

Authors

  • Marlene Castro Ossami de Moura Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil, m.ossami@terra.com.br
  • Tamiris Maia Gonçalves Pereira Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil, tamirismaia_19@hotmail.com
  • Cristiane Loriza Dantas Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil, crisloriza@gmail.com

Keywords:

GT ANPUH - Goiás, História Indígena

Abstract

O objetivo do presente texto consiste em apresentar a criação e as perspectivas do Grupo de Trabalho História e Culturas Indígenas da ANPUH – Goiás. Ele foi idealizado no ano de 2020, como parte do processo de retomada das atividades da diretoria seccional da ANPUH – Goiás, que contatou pesquisadores/as, professores/as e estudantes de várias instituições com o intuito de estreitar diálogos, produzir e divulgar conhecimentos históricos. Dentre os Grupos de Trabalho (GT) da seção Goiás, está o de História e Culturas Indígenas que possui como principais propósitos desenvolver pesquisas relacionadas à temática indígena, estabelecer diálogos com professores de História da educação básica, com os movimentos indígenas e estimular a divulgação dos resultados das pesquisas e produções científicas. No biênio que se iniciou em 2020 e finalizará em 2022, o GT História e Culturas Indígenas tem como objetivo trabalhar conjuntamente para valorizar todos que se comprometem com o engajamento na luta pelos povos indígenas, com os saberes e fazeres plurais, de modo interdisciplinar

Author Biographies

Marlene Castro Ossami de Moura, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil, m.ossami@terra.com.br

Doutora em Antropologia e professora titular da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, integra o Programa de Pós-Graduação em História.

Tamiris Maia Gonçalves Pereira, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil, tamirismaia_19@hotmail.com

Doutora em História pela Universidade Federal de Goiás - UFG. Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Bacharel em Arqueologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Especialista em História Cultural pela Universidade Federal de Goiás – UFG

Cristiane Loriza Dantas, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil, crisloriza@gmail.com

Mestre em História Cultural na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). Professora no Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia da PUC Goiás.

References

ALARCÓN-CHÁIRES, Pablo. Epistemologias otras: conocimentos y saberes locales desde el pensamento complejo. 3 ed. Morelia (Mexico): Tsíntani AC/UNAM, 2019.

ANPUH – ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE HISTÓRIA. GT os Índios na História. Disponível em: <https://anpuh.org.br/index.php/grupos-de-trabalho/atividades/item/314-gt-os-indios-na-historia>. Acesso em 30 de nov. 2020.

BOAS, Franz. A Mente do Homem Primitivo. Petrópolis: Editora Vozes, 2017.

BURKE, Peter. A Nova História, seu Passado e seu Futuro. A escrita da História: novas perspectivas. Tradução de Magda Lopes. São Paulo: Editora UNESP, 1992.

FREDEL, Karla Maria et al. Arqueologia de gênero nas cidades de Pelotas/RS-Brasil e Habana Vieja/Habana-Cuba: século XIX. 2012.

FUNARI, P.P. A. 2000 Como se tornar arqueólogo no Brasil. Revista USP, São Paulo, 44: 74-85.

GUAMÁN POMA DE AYALA, Felipe. Nueva cronica y buen gobierno, 1615. Obra de domínio público. Disponível em: < http://www.biblioteca.org.ar/libros/211687.pdf>. Acesso em: 10 de dez. 2016.

HODDER, J., WAELKENS, M., RENFREW, C., SHERRATT, A., & TAYLOR, T. Archaeology as long-term history. Vol. 11. CUP Archive, 1987.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Os indígenas no Censo Demográfico 2010: primeiras considerações com base no quesito cor ou raça. Rio de Janeiro: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE Diretoria de Pesquisas, 2012. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/indigenas/indigena_censo2010.pdf>. Acesso em: 29 de dez. 2020.

KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A queda do céu: palavras de um xamã Yanomami. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

KRENAK, Ailton. O eterno retorno do encontro. In: NOVAES, Adauto (Org.). A Outra margem do ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 1999, p. 23-31.

LE GOFF, Jacques. A história nova. In: LE GOFF, Jacques (org.); CHARTIER, Roger; REVEL, Jacques. A história nova. Tradução de Eduardo Brandão. 4ª edição. São Paulo: Martins Fontes, 1998, p. 25- 64.

LUCIANO-BANIWA, Gersem dos Santos. O Índio Brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade; LACED/Museu Nacional, 2006.

LUCIANO, Gersem José dos Santos. Educação para manejo do mundo. Revista Articulando e construindo saberes, v.4, 2019, p. 1-17. Disponível em: <https://doi.org/10.5216/racs.v4i0.59074>. Acesso em: 30 de nov. 2020.

OSSAMI DE MOURA, M. C. Os Tapuios do Carretão: etnogênese de um grupo indígena do Estado de Goiás. Goiânia: Editora da UCG, 2008.

PEREIRA, Tamiris Maia Gonçalves; MAGALHÃES, Sônia Maria; NAZARENO, Elias. Estado do Conhecimento sobre História da alimentação indígena no Brasil. História: Questões & Debates, Curitiba, v. 68, n. 01, p. 368-403, jan./jun., 2020. Universidade Federal do Paraná. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/historia/article/view/63774/40090>. Acesso em: 30 de nov. 2020.

RAMOS, A, R. Sociedades indígenas. São Paulo: Editora Ática, 1986.

RODRIGUES, A. D. Línguas indígenas: 500 anos de descobertas e perdas. Ciência Hoje. Revista de Divulgação Científica da SBPC, v. 16, n. 95, nov. 1993.

SILVA, Fabíola Andréa; BESPALEZ, Eduardo; STUCHI, Francisco Forte. Arqueologia colaborativa na Amazônia: terra indígena Kuatinemu, rio Xingu, Pará. Amazônica-Revista de Antropologia, v. 3, n. 1, 2011.

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Os Involuntários da Pátria - elogio do subdesenvolvimento. Edições Chão da Feira. Caderno de Leituras / Série Intempestiva. Projeto gráfico - Mateus Acioli. Maio de 2017. Disponível em: <https://www.academia.edu/43495481/Os_Involunt%C3%A1rios_da_P%C3%A1tria_elogio_do_subdesenvolvimento>. Acesso em: 30 de dez. 2020.

WALSH, Catherine. Introducción: Lo pedagógico y lo decolonial – Entretejiendo caminhos. In: WALSH, Catherine (Ed.). Pedagogías decoloniales: Prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir. Tomo I. Quito, Ecuador: Ediciones Abya-Yala, 2013, p. 23-32.

Published

2021-09-20

How to Cite

Moura, M. C. O. de, Pereira, T. M. G., & Dantas, C. L. . (2021). Grupo De Trabalho História e Culturas Indígenas da ANPUH – GOIÁS: concepção e perspectivas. Revista Caliandra, 1(Especial), 30–44. Retrieved from https://anpuhgoias.com.br/revista/index.php/caliandra/article/view/3