Parnaíba, a primogênita do futebol no Piauí

desenvolvimento do esporte e os primeiros times (1905-1925)

Autores

  • João Vitor Santos Almeida Universidade Estadual do Piaui

Palavras-chave:

Futebol; História; Parnaíba; Piauí.

Resumo

O presente trabalho busca analisar como o futebol chegou em Parnaíba, estado do Piauí, durante as duas primeiras décadas do século XX, compreendendo a introdução do esporte, seu processo de popularização e desenvolvimento, a organização dos primeiros times e clubes da cidade, suas relações com clubes de estados vizinhos. Em diálogo com a bibliografia dedicada ao tema, serão abordados os panoramas da produção historiográfica sobre a introdução do futebol no Brasil e na cidade de Parnaíba, no período de 1905 a 1925, em articulação com a análise de fontes da imprensa levantadas por meio de pesquisas na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, visando aprofundar o estudo sobre certos aspectos da história local dedicada ao futebol, ainda profundamente marcada por narrativas memoriais que por vezes enquadram as interpretações históricas.

Biografia do Autor

João Vitor Santos Almeida, Universidade Estadual do Piaui

Graduando em História pela Universidade Estadual do Piaui.

Referências

REFERÊNCIAS

Bibliografia

ARAÚJO, José Bruno de. Casa Inglesa: um inglês uma família uma história.

Parnaíba: Sieart, 2019.

BARBOSA, Edson Gayoso C. Branco. O Parnaíba: contribuição a história de sua navegação. Teresina: Projeto Petrônio Portela, 1986.

BRITO, José de Paulo. Memórias urbanas: uma viagem ao passado do futebol em Parnaíba. Parnaíba: [s.n.], 2011.

CERQUEIRA, Maria Dalva Fontenele. A ferrovia e o futebol: histórias e memórias do futebol em Parnaíba (PI). Revista Piauiense de História Social e do Trabalho. v.2. n.2. 2016. p. 51-62.

FONSÊCA, Natália Raposo da; UCHÔA, Valéria Romano; CARVALHO, Bruna Sampaio de; FERREIRA, Guida Mendonça Figueiredo. Aluísio Azevedo e a imprensa maranhense do século XIX. In: Anais do XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da

municação. Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM). 2008. Disponível em

<http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2008/resumos/R3-1269-1.pdf>.

FRANCO JUNIOR, Hilário. A dança dos deuses: futebol, sociedade e cultura. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

GASPAR, Lúcia; BARBOSA, Virginia. O futebol brasileiro, 1894 a 2013: uma bibliografia. Recife: Fundação Joaquim Nabuco; Ministério do Esporte, 2013.

GIGLIO, Sérgio Settani; PRONI, Marcelo Weishaupt. (orgs.). O futebol nas ciências humanas no Brasil. Campinas: Editora da Unicamp, 2020.

GIGLIO, Sérgio Settani; SPAGGIARI, Enrico. A produção das ciências humanas sobre o futebol no Brasil: um panorama. In: Revista de História. São Paulo, jul.-dez. 2010. n. 163. p. 293-350.

HOLANDA, Bernardo Buarque de; FONTES, Paulo (orgs.). Futebol e Mundos do trabalho no Brasil. Rio de Janeiro: Eduerj, 2021.

LOPES, José Sérgio Leite. Classe, etnicidade e cor na formação do futebol brasileiro. In: BATALHA, Cláudio; SILVA, Fernando Teixeira da; FORTES, Alexandre (Orgs.). Culturas de classe: identidades e diversidade na formação do operariado. Campinas: Ed. Unicamp, 2004. p. 121-163.

MASCARENHAS, Gilmar. Entradas e bandeiras: a conquista do Brasil pelo Futebol. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2014.

NASCIMENTO, João Batista de Oliveira. Parnaíba: terra do futebol. Fortaleza: Premius, 2013.

OLIVEIRA FILHO, Severino Gomes de. 100 anos de futebol. Teresina: Halley, 2005.

PEREIRA, Leonardo Affonso de Miranda. Footballmania: Uma história social do Futebol no Rio de Janeiro (1902-1938). Campinas: Tese de Doutorado em História, Universidade Estadual de Campinas, 1998.

REBELO, Goethe Pires de Lima. Tempos que não voltam mais. Rio de Janeiro: ADOIS Gráfica e Editora Ltda., 1984.

REGO, Junia Motta Antonaccio Napoleão. Dos sertões aos mares: história do comércio e dos comerciantes da cidade de Parnaíba, Piauí. Teresina: EdUFPI, 2013.

SANTOS, João Manuel Casquinha Malaia. Futebol e história. In: GIGLIO, Sérgio Settani; PRONI, Marcelo Weishaupt. (Orgs.). O futebol nas ciências humanas no Brasil. Campinas: Editora da Unicamp, 2020. p. 139-151.

SILVA, Alexandre Wellington da. Parnahyba dos pobres: cotidiano e sobrevivência no litoral do Piauí (1890-1920). Parnaíba: Taipa Editorial, 2021.

VAZ, Leopoldo Gil Dulcio. O futebol em São Luís (Maranhão-Brasil) 1907-1917. In: Revista Digital. Buenos Aires: ago. 2003. a. 9. n. 63. Disponível em

<https://efdeportes.com/efd63/saoluis.htm>.

Fontes

ALMANAK LAEMMERT. Periódico. Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional. Disponível em <http://memoria.bn.br/hdb/periodico.aspx>.

ALMANAQUE DA PARNAÍBA. Periódico. Plataforma Mundos do Trabalho Piauí. Disponível em <http://www.mundosdotrabalhopi.com.br/p/almanaques-da- parnaiba_2.html>.

DIÁRIO DE S. LUIZ. Periódico. Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional. Disponível em <http://memoria.bn.br/hdb/periodico.aspx>.

FON FON. Periódico. Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional. Disponível em

<http://memoria.bn.br/hdb/periodico.aspx>.

O JORNAL. Periódico. Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional. Disponível em

<http://memoria.bn.br/hdb/periodico.aspx>.

PACOTILHA. Periódico. Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional. Disponível em

<http://memoria.bn.br/hdb/periodico.aspx>.

PARNAÍBA DAS ANTIGAS. Facebook. Disponível em

<https://www.facebook.com/groups/parnaibadasantigas>.

VERMINOSOS POR FUTEBOL. 11 curiosidades sobre o Craven Cottage. 16 dez. 2014. Disponível em <https://www.verminososporfutebol.com.br/viagem-no-tempo/11- curiosidades-sobre-o-craven-cottage/>.

Downloads

Publicado

2024-10-13

Como Citar

Santos Almeida, J. V. (2024). Parnaíba, a primogênita do futebol no Piauí: desenvolvimento do esporte e os primeiros times (1905-1925). Revista Caliandra, 3(2), 132–154. Recuperado de https://anpuhgoias.com.br/revista/index.php/caliandra/article/view/76