O coletivismo, a política e a religiosidade no caso da Santa Dica de Goiás
Palavras-chave:
Santa Dica, Messianismo, Movimentos sociaisResumo
Benedita Cipriano Gomes, mais conhecida como a Santa Dica de Goiás, foi uma importante figura feminina, nascida na área rural de Pirenópolis (cidade do interior de Goiás), que se tornou uma influente líder religiosa local, acumulando prestígio e poder político entre os trabalhadores rurais da sociedade goiana da década de 1920. O crescimento de seu poder chamou atenção (e criou temor) em parte dos coronéis (latifundiários) locais. A desconfiança se deveu ao fato de que o movimento messiânico que se formou ao seu redor ter extrapolado a adoração religiosa, se configurando como um movimento com objetivos políticos e com uma dimensão social coletivista, iniciando uma transformação na organização social aos arredores da fazenda Mozondó - através de um processo de utilização coletiva de terras de posse de sua família e da imposição, aos fazendeiros, da diminuição dos dias de trabalho semanais cobrados de seus trabalhadores. Sua influência sobre os trabalhadores pobres, suas ações políticas e coletivas em relação à função da terra lhes valeram o apelido de “Lenin do sexo diferente”. Este trabalho pretende primeiro demonstrar o desenvolvimento dos estudos que já foram feitos sobre o cunho messiânico do movimento de Dica; e em segundo: articular o movimento de Dica com a teoria dos movimentos sociais. Para fazer isso, examinaremos os objetivos construídos coletivamente por esse grupo de pessoas, a sua dinâmica de organização e mobilização (o que inclui a função da religião em sua formação). Por fim, analisaremos a validade da alcunha “Lênin do sexo diferente”, usada para adjetivar Dica.
Referências
CARVALHO, J. M. Cidadãos ativos: a Revolta da Vacina. In: Os bestializados. O Rio de Janeiro e a República que não foi. 3 edição, 21 reimpressão. São Paulo: Companhia Das Letras. 2012, p. 91- 139.
CURADO, João Guilherme da Trindade. Dica que cura. In: XI Simpósio Nacional da Associação Brasileira de História das Religiões – Sociabilidades religiosas: mitos, ritos e identidades, 2009, Goiânia. XI Simpósio Nacional da Associação Brasileira de História das Religiões – Sociabilidades religiosas: mitos, ritos e identidades – Anais Eletrônicos. Goiânia: Ed. UCG, 2009. P. 1 – 10.
FAUSTO. Boris. A PRIMEIRA REPÚBLICA. In: História do Brasil. 12 edição, 1 reimpressão. São Paulo: Edusp, 2006, p. 257.
GOHN. Maria da Glória. LUTAS E MOVIMENTOS SOCIAIS: Mapeando a Construção da cidadania das Classes Sociais no Brasil. In: HISTÓRIA DOS MOVIMENTOS E LUTAS SOCIAIS, A Construção da Cidadania dos Brasileiros. São Paulo: Loyola, 1995.
GOMES FILHO, Robson R. Santa Dica de Goiás: o germinar de um movimento messiânico. Revista de História da UEG, v. 3, p. 128 – 146, 2014.
GOMES FILHO, Robson R. O movimento messiânico de “santa Dica” e a Ordem Redentorista em Goiás (1923 – 1925). Dissertação (mestrado), Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP, 2012.
MOTTA, Diego Airoso da. Da sociedade política à sociedade civil: tensões e aproximações entre Maquiavel, Gramsci e Ianni. Revista Perspectivas Sociais. n. 1, p. 77 – 92, 2011.
MELO LISBOA, A. A atualidade de Karl Polanyi para la reconstrução do pensamento econômico. Otra Economia, [S. I], v. 2, n. 3, p. 7 – 26, 2024. Disponível em: https://revistas.ungs.edu.ar/index.php/otraeconomia/article/view/502 . Avesso em 20 abr. 2024.
OLIVEIRA, M. C. ANDRADE JUNIOR, L. Zé Leão um milagreiro: memória e compromisso de fidelidade com o sagrado através dos ex-votos na cidade de Florânia/RN. 2012. (Apresentação de trabalho/Outra).
PAIVA, Rafael Jacob de. MARTINS Rubens de Oliveira. Santa Dica e a República dos Anjos: um paraíso no Cerrado. Revista MÚLTIPLA, n. 28, p. 29 – 53, 2010.
POLANYI, Karl. A grande transformação: as origens da nossa época. Rio de Janeiro: Editora Campus Ltda, 1980.
Campus Ltda,
QUEIROZ, Maurício Vinhas de. Messianismo e Conflito social. A guerra sertaneja do Contestado 1912 – 1916. Civilização Brasileira. 1966, pp. 285 – 299 (Conclusão).
SILVA, Jeane das Graças Araújo. Santa Dica ou Reduto dos Anjos: uma visão psicossocial. Dissertação (Mestrado), Universidade Católica de Goiás – UCG, Goiânia, Go, 2005
SILVA, Jessé. A Elite do Atraso: da escravidão a Bolsonaro. Rio de Janeiro: Estação Brasil, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Caliandra

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
A Revista Caliandra utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.