O coletivismo, a política e a religiosidade no caso da Santa Dica de Goiás

Autores

  • Eduardo José de Alvarenga Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Palavras-chave:

Santa Dica, Messianismo, Movimentos sociais

Resumo

Benedita Cipriano Gomes, mais conhecida como a Santa Dica de Goiás, foi uma importante figura feminina, nascida na área rural de Pirenópolis (cidade do interior de Goiás), que se tornou uma influente líder religiosa local, acumulando prestígio e poder político entre os trabalhadores rurais da sociedade goiana da década de 1920. O crescimento de seu poder chamou atenção (e criou temor) em parte dos coronéis (latifundiários) locais. A desconfiança se deveu ao fato de que o movimento messiânico que se formou ao seu redor ter extrapolado a adoração religiosa, se configurando como um movimento com objetivos políticos e com uma dimensão social coletivista, iniciando uma transformação na organização social aos arredores da fazenda Mozondó - através de um processo de utilização coletiva de terras de posse de sua família e da imposição, aos fazendeiros, da diminuição dos dias de trabalho semanais cobrados de seus trabalhadores. Sua influência sobre os trabalhadores pobres, suas ações políticas e coletivas em relação à função da terra lhes valeram o apelido de “Lenin do sexo diferente”.  Este trabalho pretende primeiro demonstrar o desenvolvimento dos estudos que já foram feitos sobre o cunho messiânico do movimento de Dica; e em segundo: articular o movimento de Dica com a teoria dos movimentos sociais. Para fazer isso, examinaremos os objetivos construídos coletivamente por esse grupo de pessoas, a sua dinâmica de organização e mobilização (o que inclui a função da religião em sua formação). Por fim, analisaremos a validade da alcunha “Lênin do sexo diferente”, usada para adjetivar Dica.

Biografia do Autor

Eduardo José de Alvarenga, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Graduado em História pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

Referências

CARVALHO, J. M. Cidadãos ativos: a Revolta da Vacina. In: Os bestializados. O Rio de Janeiro e a República que não foi. 3 edição, 21 reimpressão. São Paulo: Companhia Das Letras. 2012, p. 91- 139.

CURADO, João Guilherme da Trindade. Dica que cura. In: XI Simpósio Nacional da Associação Brasileira de História das Religiões – Sociabilidades religiosas: mitos, ritos e identidades, 2009, Goiânia. XI Simpósio Nacional da Associação Brasileira de História das Religiões – Sociabilidades religiosas: mitos, ritos e identidades – Anais Eletrônicos. Goiânia: Ed. UCG, 2009. P. 1 – 10.

FAUSTO. Boris. A PRIMEIRA REPÚBLICA. In: História do Brasil. 12 edição, 1 reimpressão. São Paulo: Edusp, 2006, p. 257.

GOHN. Maria da Glória. LUTAS E MOVIMENTOS SOCIAIS: Mapeando a Construção da cidadania das Classes Sociais no Brasil. In: HISTÓRIA DOS MOVIMENTOS E LUTAS SOCIAIS, A Construção da Cidadania dos Brasileiros. São Paulo: Loyola, 1995.

GOMES FILHO, Robson R. Santa Dica de Goiás: o germinar de um movimento messiânico. Revista de História da UEG, v. 3, p. 128 – 146, 2014.

GOMES FILHO, Robson R. O movimento messiânico de “santa Dica” e a Ordem Redentorista em Goiás (1923 – 1925). Dissertação (mestrado), Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP, 2012.

MOTTA, Diego Airoso da. Da sociedade política à sociedade civil: tensões e aproximações entre Maquiavel, Gramsci e Ianni. Revista Perspectivas Sociais. n. 1, p. 77 – 92, 2011.

MELO LISBOA, A. A atualidade de Karl Polanyi para la reconstrução do pensamento econômico. Otra Economia, [S. I], v. 2, n. 3, p. 7 – 26, 2024. Disponível em: https://revistas.ungs.edu.ar/index.php/otraeconomia/article/view/502 . Avesso em 20 abr. 2024.

OLIVEIRA, M. C. ANDRADE JUNIOR, L. Zé Leão um milagreiro: memória e compromisso de fidelidade com o sagrado através dos ex-votos na cidade de Florânia/RN. 2012. (Apresentação de trabalho/Outra).

PAIVA, Rafael Jacob de. MARTINS Rubens de Oliveira. Santa Dica e a República dos Anjos: um paraíso no Cerrado. Revista MÚLTIPLA, n. 28, p. 29 – 53, 2010.

POLANYI, Karl. A grande transformação: as origens da nossa época. Rio de Janeiro: Editora Campus Ltda, 1980.

Campus Ltda,

QUEIROZ, Maurício Vinhas de. Messianismo e Conflito social. A guerra sertaneja do Contestado 1912 – 1916. Civilização Brasileira. 1966, pp. 285 – 299 (Conclusão).

SILVA, Jeane das Graças Araújo. Santa Dica ou Reduto dos Anjos: uma visão psicossocial. Dissertação (Mestrado), Universidade Católica de Goiás – UCG, Goiânia, Go, 2005

SILVA, Jessé. A Elite do Atraso: da escravidão a Bolsonaro. Rio de Janeiro: Estação Brasil, 2019.

Downloads

Publicado

2025-01-27

Como Citar

de Alvarenga, E. J. (2025). O coletivismo, a política e a religiosidade no caso da Santa Dica de Goiás. Revista Caliandra, 4(1), 25–39. Recuperado de https://anpuhgoias.com.br/revista/index.php/caliandra/article/view/97