A decolonialidade na história

uma análise sobre as apropriações decoloniais no ensino de história dos anos 2000 até os dias atuais

Autores

  • Felipe CORREIA

Resumo

As formas como têm sido apropriadas as epistemologias decoloniais nos estudos sobre ensino de história atualmente no Brasil consistem no problema a ser investigado. Este trabalho inspirado no projeto de pesquisa de mestrado está situado no campo dos estudos da História da Historiografia e da História Intelectual. Trata-se de avaliar e mapear a existência e a forma da receptividade positiva ou negativa aos estudos decoloniais na área do ensino de história entre o ano de 2000 até os dias de hoje, de forma similar, ou não, à observada mais perceptivelmente nos estudos de filosofia e das ciências sociais desde o final da década de 1990. Por meio da dos estudos sobre apropriação de Roger Chartier e o de circulação de ideias de Pierre Bourdieu será analisado a inserção da decolonialidade neste espaço considerado "entre fronteiras" do Ensino de História. O problema surge do reconhecimento de que as epistemologias decoloniais foram apropriadas pelos estudos de filosofia e ciências sociais no Brasil em momento anterior aos estudos de história. O resumo deve ser um único parágrafo, conter de 1.000 a 1.200 caracteres, fonte Times New Roman (TNR), tamanho 12 - espaço simples, justificado. O texto do resumo deve representar o conteúdo de todo o trabalho, contemplando a proposta do trabalho, os objetivos, os procedimentos metodológicos, a fundamentação/discussão teórica e os principais resultados.

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Publicado

2022-08-19

Como Citar

CORREIA, F. (2022). A decolonialidade na história: uma análise sobre as apropriações decoloniais no ensino de história dos anos 2000 até os dias atuais. REPOSITÓRIO DE ANAIS DA ANPUH-GO, 479/492. Recuperado de https://anpuhgoias.com.br/periodicos/index.php/caliandra/article/view/60