A decolonialidade na história
uma análise sobre as apropriações decoloniais no ensino de história dos anos 2000 até os dias atuais
Resumen
As formas como têm sido apropriadas as epistemologias decoloniais nos estudos sobre ensino de história atualmente no Brasil consistem no problema a ser investigado. Este trabalho inspirado no projeto de pesquisa de mestrado está situado no campo dos estudos da História da Historiografia e da História Intelectual. Trata-se de avaliar e mapear a existência e a forma da receptividade positiva ou negativa aos estudos decoloniais na área do ensino de história entre o ano de 2000 até os dias de hoje, de forma similar, ou não, à observada mais perceptivelmente nos estudos de filosofia e das ciências sociais desde o final da década de 1990. Por meio da dos estudos sobre apropriação de Roger Chartier e o de circulação de ideias de Pierre Bourdieu será analisado a inserção da decolonialidade neste espaço considerado "entre fronteiras" do Ensino de História. O problema surge do reconhecimento de que as epistemologias decoloniais foram apropriadas pelos estudos de filosofia e ciências sociais no Brasil em momento anterior aos estudos de história. O resumo deve ser um único parágrafo, conter de 1.000 a 1.200 caracteres, fonte Times New Roman (TNR), tamanho 12 - espaço simples, justificado. O texto do resumo deve representar o conteúdo de todo o trabalho, contemplando a proposta do trabalho, os objetivos, os procedimentos metodológicos, a fundamentação/discussão teórica e os principais resultados.
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