O OFÍCIO DA CANTARIA NO RECIFE (1837-1850)

Autores/as

  • Lécio SOUZA

Resumen

Cantaria é a arte de lavrar pedras com vista à estruturação e ornamentação das fachadas e elementos internos de edificações. Utilizada por diversas civilizações desde a Pré-História, foi introduzida em Pernambuco no início da dominação Portuguesa e largamente utilizada nas construções até meados do Oitocentos. Neste trabalho, traçamos um panorama sobre esse ofício entre o início da presidência de Francisco do Rego Barros (1837) e a inauguração do Teatro de Santa Isabel (1850), período em que o Recife passou por intensa transformação material. O objetivo foi mapear a atuação de dois artífices germânicos que participaram ativamente da construção do teatro, entre outras obras públicas. Adicionalmente, objetivamos compreender de que maneira o estigma do defeito mecânico atingia os artífices que praticavam a cantaria e quais dificuldades enfrentavam
no dia a dia do ofício. Como suporte teórico-metodológico, utilizamos Ginzburg e Poni (1989), e a fonte principal foi o arquivo do Diario de Pernambuco e do Diario Novo.

Publicado

2022-08-19

Cómo citar

SOUZA, L. (2022). O OFÍCIO DA CANTARIA NO RECIFE (1837-1850). REPOSITÓRIO DE ANAIS DA ANPUH-GO, 698/711. Recuperado a partir de https://anpuhgoias.com.br/periodicos/index.php/caliandra/article/view/77