FEITIÇO, AGENCIAMENTO E AFRICANIZAÇÃO
O LUGAR DO TERECÔ DE CODÓ-MA NO CAMPO RELIGIOSO AFRO-BRASILEIRO
Resumo
Esta pesquisa se inscreve nos estudos afro-brasileiros. Compreendemos que o campo das religiões afro-brasileiras é marcado pela afirmação da pureza da tradição jeje-nagô e pelo paradigma da maior africanidade. Problematizando esta dinâmica acreditamos que o que compreendemos como uma arena de disputa por prestígio organizada a partir das oposições puro/misturado; religião/magia; essencialismo/processual, produz a hierarquização desses espaços religiosos, seja na literatura especializada ou na cultura do povo de santo. Uma das características desse movimento é opor, ao menos publicamente, ofeitiço à africanização das religiões afro-brasileiras. Contrariando esse movimentovemos a encantaria maranhense de Codó-MA se inscrever no campo religioso afro-brasileiro como terra de poderosos feiticeiros. A partir dos trabalhos de campo querealizei em Codó entre 2019 e 2021 apresentarei como o terecô, religião afro-brasileirade Codó, se organiza e o papel reservado ao feitiço, sempre negado e usado comoparâmetro de diferenciação para atestar a pureza ritual na perspectiva da africanização, ofeitiço tem um papel específico nessa comunidade já que é utilizado para definir o lugardo terecô no campo religioso afro-brasileiro, fazendo com que Codó ganhassenotoriedade nacional.
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