QUEBRANDO PRECONCEITOS, SENSIBILIZANDO OLHARES
DEBATES SOBRE GÊNERO NUMA TURMA DE SEXTO ANO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Résumé
Considerando os obstáculos vivenciados pelos professores(as) de História, remando contra narrativas infundadas, que visam obscurecer a ciência histórica e a prática docente, esta pesquisa discute um trabalho, elaborado e aplicado por mim numa turma de sexto ano da cidade do Rio de Janeiro. Pensando numa atividade sobre o Dia Internacional da Mulher, foram utilizados três tipos de fontes aos discentes: um artigo da escritora Djamila Ribeiro, que trata do empoderamento feminino, apontando reflexões sobre a desigualdade de gênero, perpassando pelos abismos impostos ao sexo feminino em nossa sociedade; uma charge referente à diversidade de gênero, funcionando como um clamor às questões atuais, tais como aborto, visibilidade trans, respeito às mulheres negras e ainda ao uso do veu nas mulheres muçulmanas; e por último outra charge que tratava de questões também dos dias de hoje, como: auxílio creche, fim do assédio sexual e moral, da violência de gênero, da homofobia e assuntos sobre licença maternidade. O material apresentado suscitou um profícuo debate sobre as temáticas, configurando falas e escutas sensíveis de meninos e meninas, que trouxeram depoimentos, muitas vezes fortes, sobre momentos vividos em suas famílias acerca de assédios e demais violências de gênero.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés REPOSITÓRIO DE ANAIS DA ANPUH-GO 2022
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
A Revista Caliandra utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.