MEMÓRIA SOBRE OS OUTROS, MEMÓRIA SOBRE SI
REPRESENTAÇÕES DA PRÁTICA DOCENTE NO CURSO DE HISTÓRIA DA UFRN, PELO OLHAR DE PROFESSORES EX-ALUNOS
Résumé
Esta pesquisa investigou a representação dos ex-alunos e professores do curso de História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) sobre a formação recebida na graduação e a própria atuação docente, por meio de entrevistas. A metodologia empregada foi a análise qualitativa do conteúdo das perguntas e respostas das entrevistas, para compreensão do processo de produção dessas fontes orais, com o respaldo dos conceitos de “história oral” (PORTELLI, 2016) e de “autobiografia” (LEJEUNE, 2014) e (BOURDIEU, 2006). Também auxiliou na investigação das fontes a operacionalização dos conceitos de “geração” (SIRINELLI, 2003), de “representação do espaço” (LEFEBVRE, 2006), e de “memória” (NORA, 1993). Foi identificada a busca dos entrevistados em produzir memórias de si a partir da identidade ou da alteridade com a memória produzida sobre aqueles que foram seus professores no ensino superior. Este processo foi influenciado pela geração intelectual a qual pertenciam, e pelas relações entre corpo docente e discente no curso, no período rememorado (décadas de 1960 à 1980) e no momento presente das entrevistas (2006 e 2018).
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés REPOSITÓRIO DE ANAIS DA ANPUH-GO 2022
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
A Revista Caliandra utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.