TEU DEUS/MEU DEMÔNIO
A VISÃO DE EXU NO IMAGINÁRIO EUROPEU E AS AGREGAÇÕES INTOLERANTES NAS IGREJAS NEOPETECOSTAIS DA CONTEMPORANEIDADE BRASILEIRA
Résumé
Exu, figura primordial das cosmologias das religiões africanas, aparece no contexto da idade média relatado pelos cristãos europeus em suas expedições para catequizar a África, constitui-se no imaginário cristão como o Diabo bíblico. Com características antagônicas nas religiões cristas e nas religiões africanas e afro-brasileiras. De guardião dos templos ao príncipe das trevas transita entre os extremos bem e mal. Ora causador de mazelas, ora um deus, um orixá. O artigo traz um recorte nos séculos XIX e XX a partir da analise das impressões deixadas nos relatos dos missionários e visitantes europeus a África Ocidental, verifica-se como ocorreram às associações e as razões que levaram os europeus cristãos as assimilações e a construção de Exu/Diabo. A evolução do cristianismo na Europa despontou o surgimento de ramificações, oriundos do protestantismo os Pentecostais encontram-se presentes no Brasil desde o inicio do século XIX, surgindo uma de suas subdivisões o Neopentecostalismo a partir da década de 70. Um dos seus maiores pilares é a guerra santa com a luta contra o diabo e seus anjos. No Brasil a visão europeia permaneceu aos séculos e essas impressões se fazem consequências na contemporaneidade identificadas nos cultos e no proselitismo neopentecostal os quais em suas práticas e doutrinas consideram Exu como o diabo, e impulsionam uma verdadeira guerra em seu desfavor.
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