DE MAHAPRAJAPATI À MONJA COEN
UMA ANÁLISE DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NO ZEN BUDISMO
Résumé
O presente estudo tem como principal foco abordar as relações de gênero presentes no Zen Budismo brasileiro através da figura de Monja Coen. O objetivo geral é realizar uma análise da figura de Monja Coen partindo da perspectiva de gênero como categoria de análise. Para tanto, definiram-se os seguintes objetivos específicos: apresentar contexto histórico do Budismo com enfoque nas relações de gênero; investigar algumas das relações existentes entre mulheres e religião no Brasil. Abordar relações de gênero no Zen Budismo justifica-se porque há uma carência de visibilidade dos estudos que envolvam culturas não-ocidentais, suas relações com a cultura ocidental, assim como estudos que perpassem a perspectiva de gênero sob esta mesma temática. O presente estudo consiste em pesquisa de caráter exploratório, com resultados tratados de maneira
qualitativa, através de fontes coletadas no site oficial da comunidade Zendo Brasil, o livro de autoria de Monja Coen “O que aprendi com o silêncio, além de entrevistas realizadas a membros da sangha zen-budista.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés REPOSITÓRIO DE ANAIS DA ANPUH-GO 2022
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
A Revista Caliandra utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.