A PARTE DO TODO - O ENSINO DE HISTÓRIA NUMA EXPERIÊNCIA DE CURRÍCULO INTEGRADO NA PANDEMIA
Abstract
A partir da Pandemia de Covid-19, em março de 2020 houve um grande esforço de readequação nas relações pedagógicas, uma vez que as aulas presenciais foram suspensas, sendo substituídas por modelos de interação remota, com diferentes estratégias. No caso da Rede Municipal de Campinas-SP, a escolha foi por um replanejamento que garantisse as bases das Diretrizes Curriculares Municipais, mas que pudesse manter vínculos mínimo das/dos estudantes com as escolas, utilizando atividades interdisciplinares. Nesse contexto, o Ensino de História, precisou rever alguns dos temas abordados, não apenas
pela sua pertinência diante do mundo contemporâneo, mas também impossibilidade de trabalho pleno com aquele item numa interação remota. Este relato de experiência debate as adequações impostas ao Ensino de História e a integração com os demais componentes curriculares, reorganizando a proposta curricular em temáticas de problemas do cotidiano. A escolha temática e articulada, não significa uma supressão do saber histórico, pelo contrário, é um processo de prover sentidos contextualizados aos temas discutidos e apresentar as fontes históricas como possibilidade de leitura. Pondera-se também a
pertinência desse trabalho com a retoma a presencial.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 REPOSITÓRIO DE ANAIS DA ANPUH-GO
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
A Revista Caliandra utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.