A SUPERAÇÃO DA NATUREZA E O USO DA RAÇA
AS GRAVURAS DE JOHANNES STRADANUS (1523‐1605)
Abstract
Johannes Stradanus (1523‐1605) foi um gravurista belga que viveu na Itália ao longo de grande parte do século XVI. Nesse estudo, analisamos, sob a ótica da Interculturalidade Critica, algumas gravuras do autor que retratam, direta ou in diretamente, a Natureza e os Ameríndios. A concepção de Natureza no Ocidente em finais do século XVI e início do XVII se molda conjuntamente aos avanços tecno‐científicos alcançados sob a égide da invenção de novos instrumentos capazes de dominar a Natureza. Essas invenções permitiram atingir um suposto pináculo da humanidade intrinsecamente ligado à concepção de Ocidente. Enquanto a concepção de Raça, trazida de eventualidades anteriores no ocidente para a América, justificou, na concepção ocidental, a dominação dos povos indígenas enquanto seres atrasados e de uma raça inferior. Para Johannes Stradanus, o triunfo da Modernidade perante os tempos passados se dá na medida em que as capacidades técnicas de controle da Natureza se tornam passíveis de utilização como somente Deus pudera antes, enquanto, por outro lado, o homem
ocidental se diferencia dos outros humanos, se colocando numa parâmetro superior.
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